Vestibular da Uefs

Liberdade de expressão e limites éticos do direito à privacidade foram temas da Redação

Neste vestibular, a Uefs registrou uma queda de 43% na abstenção, comparado ao primeiro dia de provas do último vestibular de início de ano, realizado em janeiro de 2013.

01/12/2013 às 23h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Neste primeiro dia do processo seletivo da Universidade Estadual de Feira de Santana, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação.

Liberdade de expressão e limites éticos do direito à privacidade foram temas da Redação que instigaram os candidatos do vestibular neste domingo (1), primeiro dia de provas. A estudante Clara da Anunciação Lima, que pretende cursar Direito, disse ter respondido as provas de forma tranquila e que acredita na aprovação.

 
Candidato ao curso de Medicina, Pedro Henrique de Souza afirmou que está precavido, apesar de não ter sentido dificuldade nas provas deste domingo. “Estou confiante, mas atento, pois o diferencial vai ser nos detalhes, já que Medicina é o curso que tem o maior número de inscritos”.

Liz Amparo, que também concorre a Medicina, afirma ter feito boas provas e que gostou do tema da Redação, “atual e que nos faz refletir sobre individuais e coletivos”.

 
Nesta segunda-feira (2), será a vez das provas de História, Geografia e Matemática. O vestibular 2014.1 da Uefs termina terça-feira com as provas de Física, Química e Biologia.
 
Queda da abstenção
 
Neste vestibular, a Uefs registrou uma queda de 43% na abstenção, comparado ao primeiro dia de provas do último vestibular de início de ano, realizado em janeiro de 2013. Naquela oportunidade, a abstenção foi de 29,8%, enquanto que neste domingo (1), a abstenção foi de 16,94%, o que equivale a 2.288 candidatos faltosos do total de 13.510 inscritos.
 
A queda da abstenção é creditada ao fato da Uefs ter sido a primeira universidade baiana a aplicar as provas do vestibular, ao contrário dos anos anteriores, quando foi, sempre, a última, conforme observa o pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Pereira. Naquela situação, os candidatos, inclusive, já conheciam o resultado dos processos seletivos das demais instituições.
 
Sala de Espera
 
Mais uma vez, a Uefs ofereceu o Programa Sala de Espera, pioneiro no país e destinado a acompanhantes de candidatos, em especial de outros municípios e estados. O Programa oferece café da manhã, palestras, oficinas de artes, sorteio de brindes e bingo como passatempo.  
 
Os trabalhos foram abertos pelo reitor da Uefs, José Carlos Barreto, e pelo vice-reitor Genival Corrêa, que responderam a questionamentos sobre a Instituição.
 
Tatiana Márcia Guimarães Brito, de Salvador (BA), acompanha, juntamente com o esposo, o filho que concorre a uma vaga no curso de Medicina. “Já estive em outras instituições e é a primeira vez que vejo uma iniciativa desse tipo”.
 
Ana Alice Silva de Melo, de Recife (PE), participou da Sala de Espera enquanto aguardava o filho que também concorre a uma vaga de Medicina. “Este programa demonstra como a Uefs é diferenciada”, disse. Ela afirmou que um dos motivos por ter optado pela Uefs foi a indicação feita pela coordenação da escola de ensino médio do filho, em Recife, “que apontou a excelência do curso”. (Ascom/Uefs)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade