Lançados projetos de ações culturais e esportivas para jovens

O ComPeti e o Peti Cultural são os dois novos projetos integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que foram lançados nesta terça-feira (06).

06/04/2010 às 16h16, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

O ComPeti e o Peti Cultural são os dois novos projetos integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que foram lançados nesta terça-feira (06)  pela manhã, em sala do Orient Cineplace, no Boulevard Shopping. Através do primeiro, o objetivo é fazer do esporte um meio de transformação na vida de crianças e adolescentes e do segundo, educá-los para a preservação da identidade cultural local.

Foto: Secom

“Esses projetos nasceram para fazer com que crianças e adolescentes de seis a 16 anos possam estar um turno na escola e no contra-turno em outra atividade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho. O Peti Cultural será coordenado pelo cantor e compositor Asa Filho e pela música Célia Zain. O ComPeti conta com a parceria de professores e estudantes do curso de Educação Física da Faculdade Nobre (FAN).

“O ComPeti vai durar o ano todo. Os estudantes vão ter uniforme completo para natação, futsal, vôlei, dentre outros e  transporte para pegá-los nos núcleos e levá-los para ginásios esportivos. As crianças menores vão participar dos tradicionais jogos populares como amarelinha, gude e cantigas de roda. E como resultado de todo esse trabalho teremos a 1ª Olimpíada do Peti de 15 a 18 de dezembro deste ano”, acrescentou o secretário.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou que o Governo Municipal tem se esforçado para se aproximar mais da sociedade e construir um cenário diferente. “Cuidar do social não é fácil, mas é muito importante darmos condições para essas crianças que estão cheias de esperança de vir a ser um professor, advogado, arquiteto e um chefe de família digno. Como resultado teremos crianças sadias pensado em fazer coisas boas”, frisou.

Atualmente 1.380 crianças e adolescentes são contempladas pelas ações do Peti, que acontecem em 17 núcleos distribuídos na sede e nos distritos. Em cada núcleo há Unidades de Jornada Ampliada (Uja), para acompanhamento escolar e reforço pedagógico, por exemplo.

Participaram do lançamento dos projetos o juiz Walter Ribeiro Costa Júnior, promotora da Vara da Infância e Adolescência Idelzuith Freitas, diretor do Departamento de Esportes Wilson Passos,  vereador Alcione Cedraz, além de representantes do Departamento de Psicologia e Serviço Social e do curso de Educação Física da FAN, membros de conselhos tutelares e de empresas parceiras do Peti. As informações são da Secom.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade