Feira de Santana

Justiça manda professores desocuparem prédio da prefeitura e autoriza força policial

A liminar foi publicada no início da tarde desta sexta-feira (1º).

01/04/2022 às 13h11, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Maylla Nunes e Andrea Trindade

O Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, Nunisvaldo dos Santos, autorizou, por meio de uma liminar, a requisição a força policial para garantir o desbloqueio do prédios da Prefeitura Municipal e suas imediações, ocupadas por professores da rede municipal de ensino desde a quinta-feira (31), após deflagração de greve por tempo indeterminado.

A liminar foi publicada no início da tarde desta sexta-feira (1º). Conforme o documento, o descumprimento da ordem resultará em multa em R$ 5 mil reais por hora. A decisão cabe recurso com prazo de 15 dias.

O pedido de liminar tem como autora a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e como réus, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Dantas Torres, a diretora da APLB Feira, Marlede Oliveira Dias, o vereador Jhonatas Monteiro e o chefe de comunicação da Câmara Municipal, Marcos Valentin Melo, além da Delegacia Sindical Sertaneja (APLB Sindicato).

Trecho da justificativa da decisão:

No caso "sub judice" e em tais circunstâncias fáticas, está evidente que, a esperar-se o julgamento final da lide, sofrerá a parte autora, pessoa jurídica de direito público interno, um dos entes federativos da República do Brasil, a quem compete o dever legal e constitucional de zelar pela ordem pública, prejuízo significativo, uma vez que, diante da situação anômalo da manifestação objurgada, está evidente o risco tanto à estrutura do prédio quanto à integridade física dos servidores que exercem as suas atividades laborativas em seu interior, ali ainda se encontrando outros órgãos da administração pública.

Acentua-se ainda mais a gravidade por se tratar de um conjunto arquitetônico tombado pelo IPAC, onde eventuais danos materiais poderão trazer prejuízos históricos significativos para a história da Bahia e às gerações futuras.

Por outro lado, está comprovado nos autos que a invasão do prédio onde fica localizada a sede da Prefeitura, embora aberto ao público em geral, não ocorreu dentro dos limites do exercício da cidadania e nem do mandato político dos acionados que se encontram no exercício da vereança, o que fica evidente diante das fotografias encartadas nos autos, onde quase a totalidade das pessoas que ingressaram no referido Prédio o fizeram trajando camisas de diversas siglas partidárias, mesmo em período fora da campanha eleitoral que se aproxima. Desse modo, é legítima a presunção no sentido de que se trata de uma prévia preparação do terreno eleitoral para as eleições que se aproximam, não tendo como prioridade a proteção ou defesa de direitos coletivos, dos seus eleitores e munícipes em geral.

(…)

Quanto ao desbloqueio das vias públicas, embora o direito de manifestações e reuniões esteja previsto na Constituição Federal como direitos individuais e/ou coletivos, no mesmo nível hierárquico também se encontra o direito à livre locomoção das pessoas bem como o dever da autoridade de proteger a coisa pública, tratando-a como se própria fosse, sendo que quando dois Direitos Fundamentais de natureza Constitucional entram em conflito, um deles deve ser sacrificado. Neste caso, de um lado existe o direito da população de se locomover pelas vias da cidade e, do outro, o direito dos manifestantes expressarem os seus desejos e promoverem suas insatisfações políticas ou pessoais, contanto que sejam ponderados os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.
 

A greve

Os professores da rede municipal de Feira de Santana decretaram, por tempo indeterminado, após não terem as reivindicações atendidas pela Secretaria Municipal de Educação. Eles ocuparam o prédio da prefeitura em busca de negociação com o prefeito Colbert Martins Filho, porém o ato foi marcado por confrontos com a Guarda Municipal. 

Pauta de reivindicações da categoria:
Precatórios do Fundef,
Reajuste salarial de 33,23%,
Enquadramento, Licença Prêmio e Pecúnia
Mudança de Referência
Pagamento integral dos salários.
Reforma em escolas
Denuncia a falta de professores e funcionários
Denuncia a falta de merenda escolar e materiais. 
 

Leia também:

Assessor de vereador aguarda para ser conduzido à delegacia, diz prefeitura

Prefeito defende ação da Guarda em protesto de professores: 'Uso moderado da força'

Vereador Jhonatas Monteiro tem dente quebrado após agressões de guardas municipais contra professores

Guarda municipal é agredido durante confusão, diz prefeitura

Protesto: vídeos mostram professores sendo espancados dentro da prefeitura nesta sexta-feira (1)

Professores passam a noite na prefeitura; trecho da Av. Getúlio Vargas está parcialmente interditado

Colbert Martins pede a justiça reintegração de posse da prefeitura

Vídeos mostram cenas de terror entre guardas municipais e professores no prédio da prefeitura de Feira de Santana

Vereador acusa guardas municipais de usarem spray de pimenta durante confusão na Prefeitura; professora foi atingida

Vereador registra queixa contra chefe de gabinete do prefeito após ser vítima de agressão em protesto da APLB

Professores da rede municipal decretam greve por tempo indeterminado em Feira de Santana

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade