Feira de Santana

Justiça determina que Unimed mantenha atendimentos de servidores municipais adimplentes

Servidores da prefeitura de Feira de Santana estão com o plano de saúde suspenso desde o dia 30 de abril. A empresa alegou inadimplência.

11/05/2021 às 21h21, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Justiça determinou que a operadora de plano de saúde Unimed Nacional mantenha os atendimentos dos servidores públicos municiais adimplentes, até julgamento da ação principal referente ao caso.

Na decisão em que concedeu tutela de urgência a petição civil movida pelo Sindicato que representa a categoria, Sindsep, a Juíza Dalia Zaro Queiroz determinou um prazo de 48 horas para a Unimed retomar os atendimentos e aplicou multa de mil reais por dia em caso de descumprimento. Além disso, exigiu a apresentação no prazo de 15 dias, da lista completa dos usuários inadimplentes.

Entenda o caso

Os servidores estão com o plano de saúde suspenso desde o dia 30 de abril e a empresa alegou inadimplência.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Feira de Santana, por sua vez, ajuizou ação de nulidade de negócio jurídico com devolução da quantia paga com pedido de tutela de urgência em caráter liminar contra a Unimed Nacional.

Em resumo, houve alteração contratual de forma unilateral, da Unimed Feira de Santana para Unimed Central Nacional, trazendo novas cláusulas, que segundo o sindicato são prejudiciais aos sindicalizados. Além disso, o sindicato afirma que os descontos eram realizados em folha de pagamento, direto da fonte pagadora, não existindo inadimplência por mais de seis anos.

Mas com a alteração contratual, necessitando de novo aval da prefeitura, permaneceu um período sem a realização dos descontos, sendo cobrado um valor de quase um milhão de reais por inadimplência de usuários.

O sindicado em sua petição sustenta que solicitou a lista dos usuários inadimplentes a fim de fazer as tratativas administrativas, porém, a Unimed Nacional respondeu que não tinha tal informação.

“(O sindicato) questiona que a dívida apontada pela ré padece de transparência e pede, liminarmente, a manutenção dos atendimentos nos termos contratados dos usuários adimplentes até o julgamento final da ação, suspensão dos pagamentos das parcelas do termo de confissão de dívida, e que a ré seja obrigada a fornecer a lista completa dos inadimplentes para apuração adequada da dívida. Parte autora obteve, mediante decisão do E. Tribunal de Justiça, o parcelamento das custas judiciais em dez parcelas mensais e sucessivas, efetuando o pagamento das parcelas até o dia 14 de cada mês, com início em fevereiro de 2021. Comprovou o recolhimento de três parcelas. Vieram-me os autos para os fins de direito”, informa trecho da decisão da Juíza.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Mãe de jovem em estado vegetativo agradece a solidariedade das pessoas: "Um presente do Dia das Mães que eu nem imaginava"

Dia das Mães

Mãe de jovem em estado vegetativo agradece a solidariedade das pessoas: "Um presente do Dia das Mães que eu nem imaginava"

Depois da reportagem do Acorda Cidade e do caso ganhar repercussão na cidade, o benefício de Luana foi concedido e...

12/05/2024 às 09h25

Dia Internacional da Enfermagem

Feira de Santana

Dia Internacional da Enfermagem: profissão que envolve dedicação e cuidado luta por condições melhores de trabalho

A enfermagem, apesar de ser evidenciada anualmente, ainda carrega inúmeros desafios, como melhores condições de trabalho e o pagamento do...

12/05/2024 às 09h25

Canta Feira

Feira de Santana

1º Canta Feira atrai grande público trazendo artistas da música gospel local e nacional

Mais de 5 mil pessoas, segundo os organizadores, lotaram a área de festa do campo ao lado do Boulevard Shopping....

11/05/2024 às 21h10

Ação de Solidariedade

Feira de Santana

Fotógrafo promove ação de solidariedade ao Rio Grande do Sul e eterniza momentos incríveis entre mães e filhos

Devido à proximidade do Dia das Mães, as pessoas irão receber um link para ter acesso à fotografia produzida.

11/05/2024 às 20h47

foto vacina conta raiva Foto Thiago Paixao

Feira de Santana

Centro de Controle de Zoonoses intensifica vacinação contra a raiva

Vacinação disponível nos bairros Francisco Pinto, Capuchinhos e Tomba.

11/05/2024 às 20h10

Projeto Meu Escritório

Feira de Santana

Projeto “Meu Escritório”, incentiva a advocacia local com espaços gratuitos para atendimento 

Ao Acorda Cidade, o advogado Rafael Pitombo falou sobre a aderência a essa nova ferramenta, totalmente funcional e que já...

11/05/2024 às 17h40

image

Rádio acorda cidade