Feira de Santana

Juiz que determinou prisão domiciliar a presos do Conjunto Penal é removido para Camaçari

A remoção foi solicitada por ele neste mês e, em razão dos trâmites burocráticos da magistratura do Tribunal de Justiça, foi julgado no pleno de ontem (24).

26/10/2018 às 14h19, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Juiz de Direito Waldir Viana Ribeiro Júnior foi removido, a pedido, da Vara de Execuções Penais de Feira de Santana para a Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Camaçari. Recentemente, a decisão do magistrado de conceder prisão domiciliar a mais de 300 presos do regime semiaberto do Conjunto Penal do município causou grande repercussão.

Ele disse que gosta muito de Feira de Santana, mas que após, mais de cinco anos e meio atuando na cidade, acredita que está na hora de atuar em outra cidade.

De acordo com o juiz, a remoção para Camaçari foi solicitada por ele neste mês e, em razão dos trâmites burocráticos da magistratura do Tribunal de Justiça, foi julgado no pleno de ontem (24) e deferido por merecimento. Com relação ao processo de separação dos presos do regime aberto e semiaberto do Conjunto Penal de Feira de Santana e a liberação de detentos para a prisão domiciliar, o juiz afirmou que está em fase de conclusão, o que deve ocorrer antes da sua partida para Camaçari.

“O meu decreto de remoção deve ser publicado pelo diretor no dia 1º e a partir daí eu tenho 30 dias para tomar posse em Camaçari, que é o tempo que falta pra concluir esse processo de separação. O diretor do presídio, Capitão Alan, tem acompanhado de perto e se empenhado em cumprir essa determinação. Também temos recebido todo apoio do Comando de Policiamento Regional Leste da Polícia Militar, através do coronel Luziel, e esse processo está caminhando para o final”, afirmou.

Ele destacou que não vai deixar a comarca com essa pendência. “A finalidade de tudo que foi feito é garantir para a sociedade uma execução penal eficiente e também fazer com que o sentenciado cumpra a sua dívida e saia de lá melhor do que entrou, com uma tendência menor a cometer novos delitos. Só se faz isso implantando dentro da unidade prisional uma rotina de disciplina e cumprimento das leis”, garantiu. 

Atuação

Waldir Viana acrescentou que chegou a Feira de Santana em 2013, quando assumiu a Vara da Infância e da Juventude por dois anos e oito meses. “Fiz um trabalho duro junto à Case Melo Matos e Zilda Arns. Interditei a Case Melo Matos em razão das graves irregularidades que tinham lá e o governo reformou todo o local. A Zilda Arns também nós conseguimos, através de decisões judiciais, que o governo melhorasse a unidade e hoje Feira de Santana tem duas cases para adolescentes infratores que são modelo de eficiência”, disse.

Após atuar na Vara da Infância e Juventude, o magistrado fundou a Vara de Execuções Penais de Feira de Santana, onde permaneceu até os dias atuais. “Conseguimos vários progressos ao longo desse tempo, junto ao presídio de Feira de Santana, e principalmente quanto à organização dos procedimentos dos processos judiciais. Hoje a Vara de Execuções Penais de Feira de Santana tramita de acordo com todas as normas do Conselho Nacional de Justiça. Nós temos todas as rotinas das Varas de Execuções Penais de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná e isso faz com que os benefícios sejam apreciados. E aí chega uma hora que a nossa missão está cumprida”, enfatizou.
 

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade