Polícia

Jovem denuncia vizinho por ameaça e injúria racial em Itabuna; suspeito agrediu a mãe dela

Esther Vasconcelos diz que é perseguida pelo homem desde 2017, e ameaças aumentaram depois que ela casou. Ele está sendo procurado pela polícia de Itabuna para prestar esclarecimento.

28/04/2021 às 10h35, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma jovem denunciou um vizinho à polícia, após ser ameaçada e perseguida por ele, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. A mãe dela chegou a ser agredida pelo suspeito, ao tentar proteger a filha em uma discussão.

Esther Vasconcelos, 19, contou que a situação começou há quatro anos, quando ela ainda tinha 15. Os casos se intensificaram depois que ela casou com um outro homem. Ela conta que o suspeito, identificado como Ubiratahn Santos, assediou ela de maneira bruta, e recebeu uma negativa.

Quando Esther, que é negra, começou a se relacionar com o companheiro, que é branco, o suspeito passou a proferir injúrias, dizendo que ela era racista por não ter casado com um homem também de pele preta.

“Tudo iniciou em 2017. Eu tinha que passar pela ponte, voltar do trabalho, e ele pediu para ficar comigo. Puxou meu braço e eu mandei ele se respeitar. Eu tinha 15 anos na época. Tudo se intensificou em 2019 quando eu comecei a namorar o meu atual esposo. Foi quando ele disse que eu era racista, por estar com uma pessoa branca e não com um negro. A partir daquele dia que ele começou a me perseguir. Eu andava com meu esposo, ele ameaça de estupro e de morte”, disse a jovem.

Desde então, Esther passou a sair de casa com menos frequência e precisou deixar o trabalho. Ela já registrou várias ocorrências na delegacia e disse ter juntado aos boletins outras informações de ameaças e ofensas feitas pela internet.

Segundo Esther, Ubiratahn utiliza também as redes sociais para cometer os crimes e chegou a fazer montagens com fotos do casamento dela acusando de racismo por ter casado com um homem branco.

Agressão à mãe da vítima

A mãe de Esther, Elessandra Vasconcelos, viu o homem cercando a jovem na rua e se aproximou para defende-la. Na discussão, Ubiratahn agrediu a mulher e causou ferimentos na boca e cotovelo.

A jovem contou que ele estava trabalhando no momento da confusão e gritou ameaças contra ela, quando a mãe interferiu e acabou sendo agredida.

“Ele veio atravessando a rua dizendo que meus dias estavam contados. Ele estava de jaleco, vendendo espetinho [de churrasco] ali na praça. Então minha mãe imaginou que ele estivesse com faca ou algo do tipo. Ele foi atravessando, gritando, e minha mãe imaginou que ele iria fazer algo comigo e entrou no caminho”, contou Esther.

A Ronda Maria da Penha esteve no local para controlar a agressão, mas o suspeito fugiu. A mãe de Esther teve ferimentos no corpo. Para ela, pior que a dor física, são as situações de perseguição que se prolongam durante os cinco anos.

“Ele já cuspiu nela, já empurrou, já deu tapa no braço dela. São muitas coisas que vêm acontecendo. Então a gente vive refém. Cadê o nosso direito e ir e vir?”, indagou Elessandra.

Inquérito policial
Somente na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Itabuna, quatro boletins foram registrados. Destes, três foram transformados em Termo Circunstanciado – quando trata de crimes leves.

A delegada Ivete Oliveira informou que um deles se trata da “Lei de Stalking”, que é definido como perseguição reiterada, por qualquer meio, como a internet (cyberstalking), que ameaça a integridade física e psicológica de alguém, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima.

Um inquérito policial foi instaurado no dia 19 de abril e encaminhado à Vara Crime de Itabuna. Outra delegada que atua no caso, Ivete Oliveira, disse que ele poderia ser preso em flagrante caso fosse conduzido à unidade.

No entanto, as equipes permanecem em investigação e irá intimar Ubirathan para prestar esclarecimento.

“Se ele fosse conduzido para cá logo após o fato, poderia ser preso em flagrante. Mas como se trata de um registro de um inquérito regular, não cabe a prisão no momento. Estamos diligenciando para intimá-lo para que ele possa ser ouvido em termo de interrogatório. É a única coisa q falta para a conclusão de procedimento”, finalizou a delegada.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade