Feira de Santana

Jovem com esclerose múltipla realiza vaquinha virtual para cirurgia de urgência contra escoliose grave

De acordo com Josimari, mãe de Gabriel, por conta da rotação da coluna vertebral, o filho sente dificuldades até de caminhar.

25/06/2021 às 17h00, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O jovem Gabriel Macedo West, de apenas 15 anos, é portador de esclerose múltipla e sofre também uma doença chamada escoliose, quando a coluna vertebral sofre com a curvatura das vértebras para um lado. O garoto sente muitas dores durante todo o dia e tem dificuldades também para dormir e realizar suas atividades diárias.

De acordo com a mãe de Gabriel, Josimari Macedo West, o adolescente precisa fazer uma cirurgia de urgência, pois segundo os médicos que o acompanham, o problema pode afetar seus pulmões e o coração, trazendo risco de morte. O procedimento é de alto custo, acima dos 60 mil. Sem condições de arcar com o valor do tratamento, a família criou uma vaquinha virtual para arrecadar os fundos.

“Gabriel é um menino que com 6 anos de idade, nós descobrimos a esclerose múltipla e aí corremos atrás para procurar os meios de tratamento e conseguimos atendimento no Hospital das Clínicas em Salvador. De lá para cá ele vem tomando os medicamentos para poder evitar os surtos, mas não traz a cura. Hoje, ele com 15 anos, descobrimos no final de novembro do ano passado, a escoliose. Vimos o desvio na coluna dele, corremos atrás, e conseguimos marcar a ressonância dele no Hospital Sarah em Salvador, fizemos em janeiro, e constatou a escoliose”, informou a mãe.

Ela contou que com o diagnóstico em mãos, foi em busca de hospitais da rede Sarah que pudessem realizar a cirurgia, porém sem sucesso. Também buscou no Sistema Único de Saúde (SUS) em Feira de Santana, porém foi informada na Secretaria de Saúde que a regulação só poderia ser feita caso o jovem estivesse com 18 anos ou mais.

Foto: Arquivo Pessoal

“Paguei um médico particular, que pediu um raio X e viu que a escoliose estava com uns 90 graus, muito grave e pode comprometer o pulmão e o coração. Esse médico nos deu um laudo com urgência, mas infelizmente não conseguimos pelo SUS, teríamos que correr atrás de advogado. Aqui em Feira essa cirurgia só faz particular no Hospital São Matheus, e a média dessa cirurgia, o médico passou que é acima de 60 mil”, disse ao Acorda Cidade.

Josimari destacou que o Hospital São Matheus tem todos os equipamentos e materiais apropriados para a cirurgia de Gabriel, mas informou que o procedimento não será simples e vai levar mais de 12 horas, mesmo com dois médicos.

“Agora a gente está correndo atrás de outra ressonância para levar ao médico, que informou que está levantando o orçamento de quanto vai custar essa cirurgia, o valor exato”, relatou.

De acordo com Josimari, por conta da rotação da coluna vertebral, o filho sente dificuldades até de caminhar. Ela pede que a população ajude Gabriel com doações para poder realizar o procedimento.

Foto: Arquivo Pessoal

“Quem quiser ajudar Gabriel, temos a vaquinha online, que está na Bio do Instagram dele e temos o PIX que é o (75) 99872-2657. Josimari Macedo West. E tem a conta poupança da Caixa também no meu nome. Agência 3138, OP 023, conta poupança 6608-5”, informou. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade