Dilton e Feito

Itamaraty analisa exigência do MPF sobre passaportes diplomáticos irregulares dos filhos e netos de Lula

De acordo com o Ministério Público, os passaportes foram concedidos a quatro filhos e três netos de Lula, no período de 22 a 29 de dezembro de 2010.

06/04/2011 às 14h54, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, sinalizou hoje (6) que nos próximos dias o Itamaraty vai responder ao pedido de explicações do Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) sobre a concessão, em 2010, de sete passaportes diplomáticos para filhos e netos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o Ministério Público, a concessão dos sete passaportes foi irregular. O órgão exige a devolução dos documentos. “O assunto está sendo analisado pelos canais apropriados”, afirmou Patriota, durante visita ao gabinete do senador Itamar Franco (PPS-MG), no Congresso. O chanceler evitou fornecer detalhes sobre a eventual resposta do Itamaraty ao Ministério Público Federal no Distrito Federal.

No pedido de explicações ao Itamaraty, enviado anteontem (4), o MPF/DF quer saber se os passaportes foram devolvidos ou recolhidos. Caso um dos procedimentos não tenha sido adotado no prazo máximo de 30 dias, o órgão informou que vai recorrer a medidas judiciais. De acordo com o Ministério Público, os passaportes foram concedidos a quatro filhos e três netos de Lula, no período de 22 a 29 de dezembro de 2010. A conclusão sobre a irregularidade envolvendo a concessão dos documentos é resultado da análise feita em 328 passaportes emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores, no período de 2006 a 2010. As informações são da Agência Brasil

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade