Feira de Santana

Irmãos feirenses relembram experiência marcante na passagem pelas Agulhas Negras

Uma história de muita luta e realização, que está registrada, através da gravação dos nomes dos irmãos na escola e também através das lembranças que eles e toda a família guardam desse momento.

07/09/2019 às 16h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O ano era 1993, quando o Policial Civil Joseval Costa e o irmão Coronel Costa, ingressaram juntos na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Uma história de muita luta e realização, que está registrada, através da gravação dos nomes dos irmãos na escola e também através das lembranças que eles e toda a família guardam desse momento.

As lembranças vieram à tona com mais ênfase, quando uma matéria foi publicada pelo site Acorda Cidade, contando a história dos irmãos Camila Pires Sampaio Costa, de 20 anos, e Matheus Pires Sampaio Costa, de 23, que também conseguiram ingressar juntos na Academia Militar das Agulhas Negras e também são de Feira de Santana.

O Policial Civil Joseval Costa destaca que ficou muito alegre e orgulhoso dos irmãos, por conhecer as dificuldades enfrentadas para alcançar tal objetivo. “Fiquei contente com a notícia. Eu e meu irmão, no ano de 93, ingressamos na Academia Militar das Agulhas Negras de forma conjunta, dois irmãos. Meu irmão, que hoje é coronel do Exército e trabalha aqui na Bahia viu a matéria e entrou em contato comigo. Nós também passamos por todo esse processo que esses novos cadetes estão passando. Aquilo ali é um sonho e parabenizo os irmãos que conseguiram essa conquista”, afirmou.

Diferentemente do irmão, Joseval não terminou o período na Academia Militar das Agulhas Negras. Ele lembra que teve uma trajetória muito difícil, ao ter que sair de Feira de Santana e não se adaptar a uma nova rotina. “Tive uma dificuldade de adaptação na academia, não só a parte física, mas também a parte intelectual. Tive algumas dificuldades e acabou que no final de 93 eu fiquei sem vontade de continuar. Houve a possibilidade de trancar a academia e voltar depois, mas olhei pra minha história, tinha muito tempo fora de casa, longe da família e optei em não permanecer na academia e voltei para a Bahia”, relembrou.

Segundo Joseval, ele tinha saído muito cedo de casa, indo estudar no Colégio Militar de Salvador, que foi fechado e ele, junto com o irmão, teve que ir para Fortaleza. Depois eles passaram pela preparatória de cadetes e passaram dois anos no Exército, um ano de escola preparatória de cadetes em Campinas e depois um ano na Academia Militar das Agulhas Negras.

Além dele e do irmão Coronel Costa, Joseval afirma que outro irmão também conquistou uma vaga na Academia Militar das Agulhas Negras, porém em um período diferente. Com carinho e saudação, ele se recorda e se orgulha da história da família, oriunda do bairro Tomba, em Feira de Santana.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Inauguracao da Praca

Feira de Santana

Com investimento de R$ 6 milhões, Feira Livre do Tomba é oficialmente inaugurada

A revitalização iniciou em fevereiro de 2023 e teve o investimento de R$ 6 milhões.  A praça Macário Barreto também foi...

16/05/2024 às 17h30

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

Feira de Santana

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

A banda Karas e Bocas animaram os idosos na manhã desta quinta-feira(16).

16/05/2024 às 17h30

Embasa

Feira de Santana

Embasa prevê distribuição de 3 mil litros de água por segundo para Feira de Santana

De acordo com Raimundo Neto, seis municípios e cerca de 800 mil moradores são beneficiados com o sistema de abastecimento...

16/05/2024 às 15h25

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

image

Rádio acorda cidade