Feira de Santana

Instituto de Assistência Social e Educacional é inaugurado em Feira de Santana

O instituto tem como objetivo prestar assistência psicológica às pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

06/08/2020 às 09h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Fundado no dia 5 de julho deste ano, o Instituto de Assistência Social e Educacional (Iase) foi inaugurado ontem (5), na casa onde morou o saudoso prefeito de Feira de Santana José Falcão, na Avenida Maria Quitéria. O instituto tem como objetivo prestar assistência psicológica às pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o advogado Ronaldo Mendes, o Iase nasceu da necessidade de se pensar no próximo, nas pessoas que sofrem, que se sentem desamparadas, especialmente no momento difícil que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus.

“Temos que pensar no próximo, naquele que sofre. O Instituto, estrategicamente, na casa de um homem público, nasceu para acolher as pessoas desassistidas. Aqui é uma casa de acolhimento sem fins lucrativos. Ela quer se portar com o mesmo status de assistência social que é lembrado qualquer pessoa que necessite de cuidado”, afirmou.

Ele informou que quem quiser ser assistido pelo Iase, basta que se dirigir ao local e dizer qual a necessidade. Desse modo, a equipe técnica vai ouvir e direcionar ou para o atendimento interno ou para equipamentos públicos que possam atender a pessoa na sua necessidade, especialmente no trato psicológico.

A delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Edileuza Suely, esteve presente na inauguração do instituto, onde afirmou ser uma grande alegria saber que a sede do Iase está localizada ao lado da Deam.

“É um instituto de assistencial social e educacional para atender um público carente, sem custo e para nós é de grande relevância essa parceria. Temos em Feira de Santana a rede de proteção à mulher que trabalha conhecendo as necessidades das vítimas e trocando informações com a Deam e com toda rede de apoio. Esse instituto chega nesse momento para somar com essa rede de mulheres. Já temos agendada reunião com as psicólogas que aqui vão atender e nós também estaremos encaminhando essas vítimas de violência para que possam ser atendidas aqui, onde também terá serviço jurídico, serviço médico e até nutricionista dando mais assistência a todas essas vítimas”, destacou.

Maria da Purificação, viúva do ex-prefeito José Falcão, também classificou esse momento como muito importante para Feira de Santana.

“Esse é um projeto belíssimo e com a benção de Deus vai dar tudo certo. Estou feliz por contribuir com esse momento. Essa é uma parceria de amizade e nós recebemos a proposta e cedemos o espaço com o coração aberto”, afirmou.

O vereador Roberto Tourinho, filho adotivo de José Falcão, lembrou que ontem completou 23 anos do passamento do ex-prefeito. Tourinho destaca que a casa onde funciona o Instituto tem uma história muito grande com Feira de Santana.

“Por essa casa passaram presidentes da república, governadores, deputados, senadores e aqui ele governou Feira durante seis anos e muitas ações foram projetadas para a cidade daqui. Desejamos muito sucesso a todos os profissionais que aqui estarão atendendo aos mais carentes”, disse.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade