Saúde

Instituições de Ensino Superior poderão gerir hospitais e maternidades estaduais por até 10 anos

Os comentários e sugestões para o aprimoramento da proposta serão recebidos até 20 de dezembro de 2021.

06/12/2021 16h29, Por Laiane Cruz

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

Acorda Cidade

Instituições de Ensino Superior público ou privadas que tenham cursos de medicina poderão gerir hospitais e maternidades estaduais por até 10 anos. Esse novo modelo de gestão proposto pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que combina ensino, pesquisa, inovação tecnológica e assistência, está em fase de consulta pública a partir desta segunda-feira (6), no site da Sesab.

Os comentários e sugestões para o aprimoramento da proposta serão recebidos até 20 de dezembro de 2021. Também está prevista uma audiência pública a ser realizada em 16 de dezembro, às 9h. A participação dos interessados ocorrerá de forma remota, em link que será disponibilizado no site oficial da Sesab.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, as duas primeiras unidades que terão esse modelo implantado são o Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, e a Maternidade Maria da Conceição de Jesus, que foi erguida na região do Subúrbio de Salvador.

“Os atendimentos continuarão sendo 100% SUS e somente as instituições de ensino que tiverem curso de medicina e estejam localizadas na região de saúde de Salvador poderão participar do processo seletivo”, afirma a secretária, ao pontuar que dez municípios compõem a região de saúde. São eles: Salvador, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara e Vera Cruz.

A titular da pasta estadual da Saúde ressalta ainda que “são as duas unidades mais novas, com atendimento de urgência, emergência e serviços de alta complexidade, o que possibilita a plena integração de ensino, pesquisa, inovação tecnológica e assistência”.

Está disponível uma série de documentos no site da Sesab, a exemplo dos Termos de Referência, que trazem as metas quantitativas e qualitativas a serem contratadas, bem como o quadro de profissionais/servidores, por categoria, indicadores para avaliação do desempenho, considerando o padrão de assistência estabelecido pela Sesab.

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade