Saúde

Insônia: saiba como aumentar a produção de melatonina para uma boa noite de sono

Responsáveis pelo equilíbrio interno do corpo, os hormônios são fundamentais para uma boa qualidade de vida.

04/03/2021 às 14h28, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Entre os 25 e os 30 anos de idade, temos uma redução natural na nossa capacidade de produzir hormônios, mensageiros em todos os processos do nosso organismo e essenciais para o funcionamento harmônico do corpo.

A melatonina, produzida pela glândula pineal, é o mais básico e talvez mais importante hormônio para uma vida equilibrada, responsável por uma boa noite de sono e também pela manutenção de um bom sistema imunológico.

Muitos não sabem o que é dormir com facilidade e ter uma boa rotina de sono. A insônia traz muitas consequências além do grande cansaço após uma noite mal dormida. Não dormir adequadamente aumenta o risco de hipertensão e outras doenças cardiovasculares, além de doenças neurocognitivas.

Um dos sinais de que sua noite de sono pode não estar sendo suficiente é dificuldade muito alta em acordar pela manhã, estresse e mudanças bruscas de humor. Para uma vida mais equilibrada, saiba como melhorar os níveis de melatonina.

Como melhorar os níveis de melatonina

Segundo profissionais, os principais compostos que auxiliam na fabricação de melatonina são triptofano, glutamina e treonina. Alimentos como maracujá e outros ricos em vitamina B6 também são ótimos aliados contra as noites mal dormidas. O hormônio também pode ser encontrado em ovos, peixes, carnes, leite, cereais, cervejas e vinhos.

Abusar de alimentos ultraprocessados é certeza de noites em claro. O acompanhamento nutricional e a dieta adaptada para cada indivíduo são importantes para que o tratamento de distúrbios do sono seja duradouro e mais efetivo.

Por outro lado, existem hábitos que devemos evitar na nossa rotina para garantir a produção do hormônio durante a noite. Cortar o uso intenso de iluminação e aparelhos barulhentos, luzes de LED e levar o celular para a cama são os principais hábitos incorporados na nossa rotina que precisam ser evitados.

Além de desregular o sistema neuroendócrino imunológico, uma noite mal dormida pode acelerar o processo de envelhecimento. Por esses motivos, alguns profissionais indicam a reposição de melatonina com comprimidos prescritos, via oral.

Contudo, é necessário frisar que, apesar da compra de comprimidos de melatonina na internet ser algo comum, apenas especialistas sabem definir a dose, o período e a duração da fase de suplementação dos indivíduos deficientes deste hormônio.

Lembre-se de que a qualidade do sono e os níveis adequados de melatonina são uma prática essencial para a promoção de uma vida longa e saudável.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade