Salvador

Inscrições abertas para programa de pré-incubação de negócios de impacto social ou ambiental

Em seu 3º ciclo, Sebraelab Habitat de Impacto vai selecionar até 30 projetos que estejam em fase de ideação, pré-operação ou operação.

10/02/2022 às 10h13, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A partir desta segunda-feira, 07 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o 3º ciclo do Sebraelab Habitat de Impacto, programa de pré-incubação que selecionará até 30 negócios inovadores, startups ou não, cujo propósito seja a geração de impacto social ou ambiental positivo. O Programa é uma realização do Sebrae Bahia, em parceria com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS). A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do link (Clique aqui).

O Sebraelab visa estimular o desenvolvimento de novos negócios de impacto, para auxiliar na construção, revisão ou adequação da proposta de valor e do modelo de negócio, na identificação de oportunidades de mercado com fornecedores, parceiros e clientes, alinhado a um processo de capacitação com o objetivo de construir uma estratégia de comercialização de produtos e serviços.

Segundo a gestora do Sebraelab, Andreia Barbosa, os desafios globais, em direção à sustentabilidade, têm provocado o surgimento de novas formas de operar no mercado. “Eu diria até que têm transformado o próprio mercado. Com isso, temos observado o crescimento do campo dos negócios de impacto que visam gerar excedentes financeiros resolvendo problemas socioambientais. É uma alegria constatar que no Sebrae essa agenda tem se tornado cada vez mais relevante”, reconhece.

Dentre os benefícios da participação no programa estão a disponibilização de espaços de trabalho em coworking, capacitações e mentorias, por um período de quatro meses, para projetos com grau de maturidade entre as fases de ideação (Ovo), pré-operação (Aquário) e operação (Recife), e que se enquadrem em ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. O regulamento completo pode ser acessado (Aqui).

Em 2021, o programa recebeu 50 candidaturas e 14 negócios foram selecionados. Para este ano, o Sebrae pretende alcançar ainda mais iniciativas para fornecer apoio técnico, conexões e espaços de trabalho. Entre os negócios participantes do 2º Ciclo está o Seu Plantão, um aplicativo que agiliza a busca e divulgação de plantões médicos, potencializando o acesso a vagas em unidades públicas de saúde.

Para Luiz Fernando Monteiro, CEO do Seu Plantão, a participação no Sebraelab Habitat de Impacto foi uma experiência que fez acelerar totalmente o processo do negócio. “No programa, a gente realmente decolou ao ponto de repensarmos a estrutura do negócio. Foi um programa que nos fez refletir muito sobre o que estávamos fazendo e chegamos ao final com um produto consolidado”, relembra.

Ainda em 2021, o Seu Plantão foi um dos 20 negócios selecionados para o BNDES Garagem – Negócios de Impacto, programa de aceleração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Acho que ter a opinião dos mentores foi um ponto muito importante para a gente. Essa junção foi uma junção de sucesso, fez total diferença para estarmos onde a gente está hoje, nos deu base para entender como os outros programas poderiam funcionar e como poderíamos nos posicionar perante a eles”, avalia Luiz.

O Sebraelab Habitat de Impacto será realizado integralmente nas dependências do Sebraelab Salvador, localizado no Espaço Colabore – Parque da Cidade (confira), ou à distância, em formato remoto, a depender das condições sanitárias observadas na ocasião do início das atividades, em virtude da pandemia de Covid-19. Poderá também ser realizado de forma híbrida, observadas essas mesmas condições. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade