Inep divulga notas máximas e mínimas do Enem 2009
28/01/2010 às 18h11, Por Dilton e Feito
O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) divulgou nesta quinta-feira (28) as notas máximas e mínimas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Com essa escala de notas, os estudantes saber se estão acima ou abaixo do desempenho médio, que é o de 500 pontos.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
|
263,3
|
903,2
|
Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
300,0
|
887,0
|
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
|
224,3
|
835,6
|
Matemática e suas Tecnologias
|
345,9
|
985,1
|
Área do conhecimento
|
Menor nota observada
|
Maior nota observada
|
O exame apresenta cinco notas, uma para cada área do conhecimento que foi avaliada: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. O desempenho dos candidatos foi calculado de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que mede o conhecimento a partir do comportamento observado em testes; exceto a redação, que é avaliada nos moldes dos exames anteriores.
Teoria de Resposta ao Item
A nota calculada pela TRI não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.
Consulte seu desempenho no Enem 2009
A nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros).
Resultado
O MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado do Enem 2009. Mais de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas e podem usar a nota em busca de vagas em universidades.
•Confira as notas no site do MEC
No site é possível acessar os desempenhos individuais nas provas do Enem de duas maneiras: com o CPF e a senha contida no cartão de confirmação, enviado aos inscritos pelos correios, ou com o número de inscrição para o exame, mais a senha.
Caso o participante não tenha mais a senha solicitada, ele poderá recuperá-la no próprio sistema. Para isso, será necessário informar o CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. Também será possível resgatar o número de inscrição. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o sistema não permite a alteração de nenhum dado cadastral, nem mesmo da senha.
Os participantes que realizaram o exame em janeiro também poderão acessar suas notas a partir desta quinta-feira.
Vagas em faculdades
Quem fez o Enem 2009 poderá disputar 47,9 mil vagas em instituições federais de ensino superior. Tudo isso será feito por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC.
As inscrições para a primeira etapa do Sisu vão das 6h desta sexta-feira (29) até as 23h59 de 3 de fevereiro, pelo horário de Brasília (DF), pelo site sisu.mec.gov.br.
O sistema calculará uma nota de corte por dia: durante os períodos de inscrições, é possível se inscrever até as 23h59. Após esse horário, o site trava e ninguém mais se inscreve. Entre meia-noite e 6h, o sistema processa as notas das inscrições recebidas. Às 6h, o Sisu vai ter as primeiras listas provisórias das inscrições, e aí informa a nota de corte de cada curso/instituição.
O sistema permitirá apenas a escolha de uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de vaga por inscrição. Durante o período de seleção é possível mudar a opção de curso, mas a escolha que vale é a final.
Haverá mais duas oportunidades para inscrição, nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março. A cada etapa, o sistema excluirá as vagas preenchidas e mostrará apenas as que ainda estão disponíveis.
Sobre o Enem
O Enem 2009 foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro e avaliou quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, mais a redação.
A primeira versão do Enem seria aplicada em outubro, mas foi cancelada devido ao vazamento de seu conteúdo.
Informações do Uol
Mais Notícias

Educação
Cuidadoras que trabalham em escolas municipais reclamam de atraso no pagamento dos salários
Elas relataram que estão com dívidas acumuladas e sem o dinheiro para a locomoção ao trabalho.
27/11/2023 às 20h33

UFRB
Evento marca os 10 anos da Educação do Campo no Cetens
A celebração dos 10 anos do Ledoc acontece na próxima segunda-feira, dia 27, em programação que se inicia às 8h30min...
27/11/2023 às 09h07

Agenda Cultural
VIII Seminário Corpo, Moda e Performance é realizado na UFRB
Será dia 28 de novembro e fomentará as reflexões sobre o corpo e a beleza, através dos intercâmbios da relação...
27/11/2023 às 08h44

Bahia
UFSB e UESC estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil
Realizado pela Brasil Júnior, ranking avaliou mais de 100 instituições de ensino superior no país; Veja avaliação das colocadas na...
27/11/2023 às 08h26

Bahia
Estado publica lista de deferimento do prazo para nomeação do concurso público da Educação
Até o momento, foram nomeados 1.199 educadores para os cargos de professor e coordenador pedagógico relacionados a este certame.
25/11/2023 às 17h21

Brasil
Prazo para preencher questionário do Enade termina neste sábado
Prova será aplicada neste domingo (26).
25/11/2023 às 17h01