60 mil lâmpadas

Implantação da iluminação de LED em todos os bairros e distritos de Feira de Santana deve ser iniciada em três meses

Presidente do Consórcio Conecta Feira estima que em 12 meses mais de 60 mil pontos de iluminação sejam substituídos por lâmpadas de última geração.

07/12/2020 às 20h45, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade e Ney Silva

A Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Consórcio Conecta Feira foi assinado na tarde desta segunda-feira (7) no gabinete do prefeito Colbert Martins Filho. O contrato no valor de mais de 122,5 milhões de reais vai viabilizar a atuação do consórcio por 13 anos no município.

O presidente do consórcio, o espanhol Carlos Sanchez, garantiu em entrevista ao Acorda Cidade, que a troca de lâmpadas começa em 90 dias após a conclusão dos trabalhos prévios, quando o consórcio estará estabilizado com tudo que é necessário para a implantação definitiva da plataforma de iluminação, segundo ele, de última geração.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Teremos três meses que são os meses de transição, quando a gente vai ter que elaborar todos os planos de implantação. Teremos que fazer toda a implantação do Centro de Controle Operacional e teremos que fazer o cadastramento das contas de iluminação pública. Passados três primeiros meses, no quarto mês a gente já toma conta da manutenção do parque e já começa a implantação e a troca de luminárias por LED de última geração”, informou.

Carlos Sanchez informou também que a previsão é de que em 12 meses a cidade já esteja com a iluminação toda em LED, e que a manutenção contará com uma central de operação que consegue identificar falhas na iluminação e uma equipe para resolver essas falhas de forma imediata.

“No mesmo momento em que a gente tem o conhecimento, a gente faz a substituição e junto com as luminárias vamos colocar um sistema que vai permitir na programação uma manutenção preventiva, e nesse sistema vai verificar quais são as luminárias que estão consumindo mais, que estão desligadas, e então, na mesma hora, vamos poder direcionar uma equipe de tal maneira que a gente vai adiantar a qualquer possível reclamação da cidade porque a gente vai ter esse conhecimento em primeiro lugar”, explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho, todo o município tem 60.500 pontos de iluminação, incluindo a zona rural, e todos terão iluminação de LED. Ele informou também que o contrato com a empresa contém prazos específicos para cada situação.

“Avenidas como a Getúlio Vargas têm até 24 horas. Se tiver alguma situação como apagou uma luminária, eles têm até 24 horas para trocar, se for em algum bairro, eles têm até 48, se um carro bater em algum poste, têm até seis horas para ser substituído. Tudo é um contrato muito amarrado, é um contrato que vai ser fiscalizado por uma empresa chamada verificador independente, que é uma empresa de iluminação que controla a outra. A empresa vai receber o proporcional por 60 mil pontos ligados. Se tiver uns 10 a menos o valor do pagamento é menor. Isso é tudo feito com computadores e eles mostraram aí que eles vão instalar chips em todos os pontos. Ele vão vender também internet e a internet vai ser uma internet muito mais rápida”, disse Colbert ao Acorda Cidade.

O grupo atua no Rio de Janeiro há mais ou menos uns três anos, Cingapura e Madrid.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade