Bahia

Hemoba continua com campanha de coleta de sangue para abastecer municípios atingidos pelas fortes chuvas

De acordo com a coordenadora do setor de processamento de distribuição do Hemoba em Feira de Santana, os pacientes mais necessitados são aqueles que realizam transfusões.

28/12/2021 às 15h24, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

A Fundação Hemoba está intensificando a campanha de doação de sangue nos 29 pontos espalhados no estado da Bahia, devido ao estoque ter entrado em estado de alerta.

Esta ação tem como objetivo evitar o desabastecimento de hemocomponentes nos municípios em situação de emergência, em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado neste mês de dezembro.

Em Feira de Santana, a ação está sendo realizada na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) que fica localizada na Avenida Maria Quitéria, esquina com a Avenida Presidente Dutra.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora do processamento de distribuição do Hemoba na cidade, Marilene Souza, informou que, com a chegada do mês de dezembro, o estoque começa a ficar vazio, pela ausência dos doadores de sangue.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Nós nos unimos e somos uma única rede responsável pelo abastecimento de sangue em todo o estado da Bahia, e como algumas regiões estão muito afetadas pelas fortes chuvas, estamos nesta campanha para atender aos hospitais que possuem pacientes que necessitam realizar transfusões. O mês de dezembro é sempre um mês crítico, muitas pessoas viajam, as pessoas de férias se ausentam e estamos diante de um novo cenário, que é preocupante por conta das chuvas. Então nós conclamamos as pessoas que ainda não viajaram para fazerem a sua doação, para o abastecimento do nosso estoque, que infelizmente está crítico", afirmou.

De acordo com Marilene Souza, a expectativa é que pelo menos o Hemoba atendesse 40 doadores, mas o número fica muito abaixo do esperado.

"O ideal é que estivéssemos atendendo cerca de 40 pessoas aqui em nossa unidade. Em alguns momentos pontuais, até conseguimos, mas outros, infelizmente não. Este é um momento importante e crítico e desde a semana passada que estamos com o estoque abaixo do necessário. A gente sabe que quem precisa realizar transfusão de sangue precisa de bolsas e estoques cheios aqui em nosso banco. Sangue não é vendido como medicamento na farmácia e as pessoas que estejam entre 16 a 69 anos com bom estado de saúde podem se dirigir até a nossa unidade. Aquelas pessoas menores de 18 anos de idade deverão estar acompanhadas com os responsáveis e lembrando que é necessário que todos estejam munidos com documento oficial com foto", disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, as pessoas podem de dirigir de forma espontânea até à unidade ou realizar o agendamento através do (75) 3614-1556.

Leia também:

Hemoba intensifica coleta de sangue para abastecer municípios atingidos pelas chuvas

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade