Bahia

Hemoba continua com campanha de coleta de sangue para abastecer municípios atingidos pelas fortes chuvas

De acordo com a coordenadora do setor de processamento de distribuição do Hemoba em Feira de Santana, os pacientes mais necessitados são aqueles que realizam transfusões.

28/12/2021 15h24, Por Gabriel Gonçalves

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

Gabriel Gonçalves

A Fundação Hemoba está intensificando a campanha de doação de sangue nos 29 pontos espalhados no estado da Bahia, devido ao estoque ter entrado em estado de alerta.

Esta ação tem como objetivo evitar o desabastecimento de hemocomponentes nos municípios em situação de emergência, em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado neste mês de dezembro.

Em Feira de Santana, a ação está sendo realizada na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) que fica localizada na Avenida Maria Quitéria, esquina com a Avenida Presidente Dutra.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora do processamento de distribuição do Hemoba na cidade, Marilene Souza, informou que, com a chegada do mês de dezembro, o estoque começa a ficar vazio, pela ausência dos doadores de sangue.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Nós nos unimos e somos uma única rede responsável pelo abastecimento de sangue em todo o estado da Bahia, e como algumas regiões estão muito afetadas pelas fortes chuvas, estamos nesta campanha para atender aos hospitais que possuem pacientes que necessitam realizar transfusões. O mês de dezembro é sempre um mês crítico, muitas pessoas viajam, as pessoas de férias se ausentam e estamos diante de um novo cenário, que é preocupante por conta das chuvas. Então nós conclamamos as pessoas que ainda não viajaram para fazerem a sua doação, para o abastecimento do nosso estoque, que infelizmente está crítico", afirmou.

De acordo com Marilene Souza, a expectativa é que pelo menos o Hemoba atendesse 40 doadores, mas o número fica muito abaixo do esperado.

"O ideal é que estivéssemos atendendo cerca de 40 pessoas aqui em nossa unidade. Em alguns momentos pontuais, até conseguimos, mas outros, infelizmente não. Este é um momento importante e crítico e desde a semana passada que estamos com o estoque abaixo do necessário. A gente sabe que quem precisa realizar transfusão de sangue precisa de bolsas e estoques cheios aqui em nosso banco. Sangue não é vendido como medicamento na farmácia e as pessoas que estejam entre 16 a 69 anos com bom estado de saúde podem se dirigir até a nossa unidade. Aquelas pessoas menores de 18 anos de idade deverão estar acompanhadas com os responsáveis e lembrando que é necessário que todos estejam munidos com documento oficial com foto", disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, as pessoas podem de dirigir de forma espontânea até à unidade ou realizar o agendamento através do (75) 3614-1556.

Leia também:

Hemoba intensifica coleta de sangue para abastecer municípios atingidos pelas chuvas

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade