Ele assumiu o cargo após a saída de Milton Ribeiro, no fim de março, e agora foi efetivado. Godoy era secretário-executivo do ministério desde julho de 2020.
18/04/2022 09h51, Por Maylla Nunes
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Acorda Cidade
O governo publicou no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (18) a nomeação de Victor Godoy como ministro da Educação.
No fim de março, quando o ex-ministro Milton Ribeiro deixou a pasta, Godoy assumiu interinamente. Agora foi oficializado no comando do MEC.
Desde julho de 2020, ele vinha exercendo o cargo de secretário-executivo da pasta. É o quinto ministro da Educação em pouco mais de três anos do governo Jair Bolsonaro.
A troca no comando do MEC ocorreu após denúncias de irregularidades na gestão de Ribeiro. Em um áudio divulgado pela imprensa, o ex-ministro aparece, durante uma reunião de prefeitos, dizendo que priorizava repasse de verbas para municípios apontados por pastores. Ribeiro afirmou ainda que fazia isso a pedido do presidente Jair Bolsonaro.
Os pastores, Gilmar Santos e Arilton Moura, não têm cargo no MEC. Na esteira da divulgação do áudio, prefeitos de diversos municípios foram a público para relatar que sofreram pedidos de propina dos dois religiosos. Santos e Moura, segundo os prefeitos, alegavam que tinham poder sobre os repasses do MEC e pediam até ouro em troca.
Perfil
Antes de ser convidado para assumir a secretaria-executiva do MEC, Godoy fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde trabalhou de 2004 a 2020.
Na CGU, Godoy atuou como auditor federal, chefe de divisão, coordenador-geral e diretor-substituto de auditoria e diretor de auditoria da área social e de acordos de leniência.
De acordo com o currículo de Godoy no site do Ministério da Educação, ele se formou em Engenharia de Redes de Comunicação de Dados pela Universidade de Brasília (UnB), em 2003, e possui duas pós-graduações.
A primeira foi em Altos Estudos em Defesa Nacional pela Escola Superior de Guerra (ESG), de 2018, e a segunda, em Globalização, Justiça e Segurança Humana pela Escola Superior do Ministério Público em parceria com instituições internacionais da Alemanha e da África do Sul.
5º ministro da Educação
Victor Godoy é a quinta nomeação do governo Bolsonaro para o Ministério da Educação em menos de quatro anos. Antes dele, Ricardo Vélez Rodriguez, Abraham Weintraub, Carlos Alberto Decotelli e Milton Ribeiro ocuparam a pasta, mas deixaram o cargo em meio a polêmicas.
Fonte: G1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Eleições
Vereadores de Feira de Santana homologam candidaturas para as eleições de 2022
Galeguinho SPA e Lulinha oficializaram a candidatura na última semana.
08/08/2022 às 14h42Eleições
José Ronaldo é visto em restaurante; pronunciamento deve ser feito ainda nesta semana
O Acorda Cidade entrou em contato com o ex-prefeito na manhã desta segunda-feira (8).
08/08/2022 às 10h44Eleições
Secretária de Habitação expõe revolta em chapa de ACM Neto: 'Falta de respeito com Zé Ronaldo'
A secretária espera que a cidade de Feira de Santana dê a resposta a Neto nas urnas, já que são mais de 400 mil feirenses votantes.
08/08/2022 às 10h27Eleições 2022
Debate na Band: Primeiro bloco é marcado por críticas a ausência de ACM Neto
O primeiro a atacar ACM Neto foi Jerônimo Rodrigues.
07/08/2022 às 21h55Eleições
Debate Band: João Roma admite que mandou mensagem para Zé Ronaldo
De acordo com apuração do BNews, empresários apoiadores de Zé Ronaldo estão se movimentando em grupos para forçar uma aliança do político com João Roma (PL).
07/08/2022 às 21h50São Paulo
Jornalista e escritor Itamar Ribeiro é recebido na Assembleia Legislativa de São Paulo
O escritor também depositou um exemplar na Biblioteca da Alesp para consultas.
07/08/2022 às 10h40PUBLICIDADE
PUBLICIDADE