Política
Governo Bolsonaro apaga foto de homem armado usada para parabenizar o Dia do Agricultor após críticas
Postagem foi feita pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, em sua conta no Twitter, nesta manhã. Palácio do Planalto não se pronunciou.
28/07/2021 às 15h14, Por Maylla Nunes
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República apagou na tarde desta quarta-feira (28) o post com a foto de um homem armado feito horas antes em sua conta no Twitter como homenagem ao Dia do Agricultor.
O tuíte recebeu diversas críticas dos usuários e um deles apontou a origem da fotografia, retirada do banco de imagens iStock, que é pago. Neste site, a foto tem a seguinte a descrição: "Silhueta de caçador carregando espingarda no ombro e observando".
O G1 procurou o Palácio do Planalto, que não se pronunciou até a publicação desta reportagem. A postagem também foi apagada do Instagram da Secom.
O G1 consultou ainda organizações que ligadas ao Agro. A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) disse que não vai se pronunciar. E a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) não respondeu até a última atualização da reportagem.
O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) afirmou que a manifestação "é uma demonstração indigna de quem tomou o lado do escravagista, do jagunço, do capitão do mato, do grileiro e do desmatador, que ignora a realidade de um país que ainda não se reconciliou com seu passado, marcado pela destinação da terra a endinheirados, marginalizando a população".
"É, sobretudo, um escárnio para com as muitas famílias e vítimas da violência no campo, como as do massacre de Eldorado dos Carajás, que completou 25 anos recentemente", disse a entidade, em nota.
Política armamentista
Desde que chegou ao poder, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem assinado decretos para ampliar o acesso a armas. Ele já falou, em várias ocasiões, sobre o desejo de ver toda a população armada.
Em 2019, Bolsonaro sancionou uma lei que ampliou a posse de arma para toda a extensão de uma propriedade rural. Até então, a posse era restrita apenas à sede de uma fazenda, por exemplo. A legislação é válida para qualquer propriedade, independentemente do tamanho da área.
Já em fevereiro de 2020, o governo federal editou um "pacote de mudanças" em decretos de 2019, flexibilizando os limites para compra e estoque de armas e cartuchos.
Uma dessas alterações elevou de quatro para seis o número máximo de armas de uso permitido para pessoas com Certificado de Registro de Arma de Fogo.
Um outro decreto deu permissão para que atiradores e caçadores registrados comprem até 60 e 30 armas, respectivamente, sem necessidade de autorização expressa do Exército.
Podcast 'À mão armada' investiga consequências da política armamentista de Bolsonaro
Em apenas três anos, o Brasil dobrou o número de armas nas mãos de civis, segundo um Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no dia 15 deste mês.
Em 2017, segundo a Polícia Federal, o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) contabilizava 637.972 registros de armas ativos. Ao final de 2020, o número subiu para 1.279.491 – um aumento de mais de 100%.
Além disso, o número de pessoas físicas que pediram registros para atuarem como caçadores, atiradores desportivos e colecionadores aumentou 43,3% em um ano: de 200,1 mil pessoas, em 2019, para 286,9 mil, em 2020. (Com informações do Portal G1)
Mais Notícias

Justiça
Justiça intima Braskem por danos causados pela exploração de sal-gema
Cidade de Maceió tem áreas afundadas e com risco de colapso.
01/12/2023 às 17h39

Brasil
Em discurso na COP28, Lula critica dinheiro em guerras e cobra cumprimento de acordos
Presidente brasileiro apela para o resgate do multilateralismo e diz que ONU não consegue manter a paz.
01/12/2023 às 11h34

Política
Mulheres apontam necessidade de suporte psicológico para enfrentar violência pela participação na vida política
Até as eleições municipais do ano que vem, serão abordadas questões que impactam a vida das mulheres que participam da...
01/12/2023 às 10h36

Política
Líder do governo na Câmara Municipal explica ausência de vereadores em sessão
De acordo com Eremita Mota, presidente da Casa Legislativa, só estavam presentes além dela, os vereadores Silvio Dias, Luiz da...
01/12/2023 às 09h55

Feira de Santana
Professor e jornalista Itamar Ribeiro recebe Título de Cidadão Feirense
A homenagem foi concedida pelo vereador José Carneiro (MDB), que subscreveu o projeto de decreto legislativo nº 58/2005 do então...
30/11/2023 às 22h03

Feira de Santana
Fundação do George Américo há 36 anos, um dos maiores conjuntos habitacionais de Feira, foi celebrada na Câmara
Líderes comunitários, comerciantes, moradores e diversas pessoas ligadas ao conjunto preencheram a galeria e o plenário da Casa da Cidadania....
30/11/2023 às 16h36