Bahia

Governador alerta para avanço da variante Delta na Bahia: 'Não é hora de oba-oba'

Segundo o governador, o crescimento do número de casos está alto, porém isso não se refletiu no número de internamentos.

28/09/2021 às 12h26, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na segunda-feira (27), o governador Rui Costa falou sobre a preocupação com o aumento dos casos da variante Delta do coronavírus na Bahia. Já são 72 registros, com dois óbitos.

“A variante realmente está nos preocupando. Há 10 dias chegamos a ter 12 mil casos ativos no dia, caímos para 2 mil casos ativos. Infelizmente, hoje (27) pela manhã olhei os números, e estamos com 2.723 casos ativos, subimos em 10 dias para 700 casos a mais. É quase 40% a mais em número de casos”, afirmou.

Segundo o governador, o crescimento do número de casos está alto, porém isso não se refletiu no número de internamentos.

“Numa pandemia o que conta menos são os valores absolutos e mais os valores proporcionais, para ver qual a taxa de crescimento que está tendo. Então crescer em quase 40% os casos em apenas 10 dias é um número alto. Graças a Deus que isso não se refletiu até o dia de hoje em número de internações. Continua estável, com uma pequena queda. Nós tínhamos 250 pacientes internados há 10 dias e hoje estamos com 226 pessoas internadas em UTI.”

'Oba-Oba'

Rui Costa alertou ainda que muitas pessoas estão agindo como se a pandemia tivesse ido embora, deixando de lado os protocolos e vivendo uma fase de oba-oba.

“Nos preocupa o ambiente que tomou a cabeça da maioria das pessoas. Principalmente no final de semana, não é fácil encontrar pessoas nas ruas e nos bairros populares de máscara. As pessoas entraram no clima do 'oba-oba', de que a pandemia foi embora, pra programar as festas, o Carnaval, os jogos de futebol, virou uma onda do liberou geral, e eu estou preocupado com isso porque a ciência ainda não dominou o vírus e a gente não quer viver aquela tragédia que foi o mês de março. Não é hora de pânico, mas não é hora de 'oba-oba'. As coisas tem que vir com calma, e as pessoas têm que se vacinar para se livrarem desse vírus”, destacou. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade