Bahia

Furto de energia: Neoenergia Coelba realiza operação especial de verão e remove 220 irregularidades no litoral da Bahia

A Técnicos da distribuidora percorreram 20 municípios neste mês e recuperaram energia suficiente para abastecer Imbassaí por um mês.

28/01/2022 às 14h22, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Visando combater o furto de energia em locais com grande circulação de pessoas durante o verão, a Neoenergia Coelba montou e executou uma operação especial em diversos municípios litorâneos do estado. Como resultado, a distribuidora identificou e removeu 220 irregularidades durante os cinco dias de ação – que terminou no último sábado (22).

Estiveram diretamente envolvidos na operação cerca de 265 profissionais da distribuidora – entre técnicos, eletricistas, analistas e engenheiros. Para aumentar a assertividade da ação, a Neoenergia Coelba utilizou tecnologias de redes inteligentes e modelagem estatística para mapear possíveis alvos. Com isso, foram recuperados 500 mil quilowatt-hora de energia, o suficiente para abastecer Imbassaí, famosa praia do litoral norte, durante um mês.

Foram fiscalizados, praticamente, todos os segmentos de consumidores. Os técnicos inspecionaram unidades residenciais, pequenos e grandes comércios e barracas de praia. Entre as unidades flagradas com ligação irregular estavam um colégio particular e a filial de uma loja de fast-food internacional em Salvador.

A operação, além de inibir a prática do furto de energia, teve como objetivo aumentar a segurança da população e dos turistas que frequentam as praias da Bahia nesta época do ano, visto que esta prática coloca em risco quem a prática e os transeuntes da região.

Crime e denúncias

A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal e insegura, a prática também prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades.

Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade