Bahia

Fundação Cultural do Estado tem inscrições abertas para dois editais em dança

O intuito da premiação é fomentar ações formativas e incentivar processos de pesquisa e criação em Dança voltados para a infância, e serão selecionadas duas propostas do interior do estado e duas de Salvador e Região Metropolitana.

04/11/2020 às 17h07, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Fundação Cultural do Estado (Funceb) está com dois editais abertos relacionados à dança, com abrangência estadual e nacional. Com inscrições até 11 de novembro, o Prêmio Dança para Infância – Processos de Criação Artística – 1ª Edição vai premiar quatro propostas de processos criativos realizados por artistas de dança da Bahia. Cada proposta selecionada receberá um prêmio no valor bruto de R$ 4 mil para subsidiar o processo de pesquisa.

Nesta premiação, pelo período de dois meses, os proponentes de projetos selecionados irão realizar pesquisas e experimentações, estabelecendo um processo de criação sob tutoria/orientação de um profissional do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) ou profissional do quadro de professores do curso Técnico da Escola de Dança da Fundação Cultural. As orientações e práticas formativas acontecerão por meio de plataformas virtuais gratuitas.

O intuito da premiação é fomentar ações formativas e incentivar processos de pesquisa e criação em Dança voltados para a infância, e serão selecionadas duas propostas do interior do estado e duas de Salvador e Região Metropolitana. O projeto tem o objetivo ainda de contribuir com processos criativos voltados para as crianças, reconhecendo-as como indivíduos autônomos, cidadãos e detentores de direitos. Podem participar do concurso pessoas a partir de 18 anos de idade.

Dança na Tela

Outro projeto com inscrições abertas na Funceb é o Dança na Tela – Mostra Baiana de Audiovisual em Dança. A ação vai selecionar 50 obras audiovisuais com temática em dança, de gênero Documentário (nos formatos de longa, média ou curta metragem) ou de gênero Vídeodança (formato livre), produzidas por profissionais da Bahia e de todo o Brasil.

Poderão concorrer obras audiovisuais com temática em dança de todo o estado da Bahia e do Brasil, que tenham sido produzidas entre os anos de 2010 e 2020. As inscrições devem ser feitas até 9 de dezembro, no site da Funceb. No momento da inscrição, o proponente já deve adicionar o link do vídeo completo da obra (youtube, vimeio, dailymotion, etc) para visualização da obra pela comissão de seleção.

As obras selecionadas serão exibidas em seis Mostras de Audiovisual em Dança, que vão ocorrer entre fevereiro e julho de 2021. “A intenção é estabelecer, além da veiculação, a difusão, memória e formação de público para essa vertente da dança. Também buscamos construir um acervo e possibilitar a preservação das produções audiovisuais em dança no estado da Bahia e de outros estados do Brasil, para que possam ser acessados a qualquer momento pelo público interessado, buscando potencializar a preservação e memória dessas produções”, explica a coordenadora de Dança da Funceb, Janahina Cavalcante.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade