Paixão de Cristo

Frei explica que não comer carne na Sexta-feira Santa tem significado espiritual

O frei Jorge Rocha, explicou em entrevista ao Acorda Cidade sobre este costume na Sexta-Feira Santana e que abdicar de carne está ligado a Paixão de Cristo.

29/03/2024 às 09h30, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Galpão de Peixes
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Não comer carne durante a Sexta-feira Santa é uma tradição católica e também é seguida pela maioria dos costumes populares e assim faz com que o movimento na venda de outros alimentos aumente nesse período, a exemplo do peixe que está presente na maioria das mesas das famílias nestes dias.

No entanto, para não esquecer do verdadeiro significado da Sexta-feira da Paixão é fundamental o entendimento de que o não consumo de carne tem um significado além da parte gastronômica e nutricional, mas remete-se a ao significado espiritual, sobretudo de jejum e abstinência.

O frei Jorge Rocha, superintendente da Fundação Santo Antônio explicou em entrevista ao Acorda Cidade sobre este costume na Sexta-Feira Santana e que abdicar de carne está ligado a Paixão de Cristo.

Frei Jorge Rocha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Que segundo a tradição Cristã na Sexta-feira Santa não deve-se comer carne, é um dia de jejum e abstinência de carne, de comer coisas leves, não comer até meio dia, sobretudo as pessoas saudáveis que não tomam remédio e pessoas que não são idosas. Abdicar de carne, algo que costumeiramente se come, no nível da espiritualidade. O sentido espiritual é uma associação ao sofrimento de Cristo e aí se conduz para comer peixe, entendendo-se que era algo mais barato, mais acessível, ligado a rotina de Jesus, a pesca milagrosa, a multiplicação do pão e dos peixes. Mas, se o peixe estiver caro demais orienta-se o uso de outros elementos substitutivos como ovo e verduras”, acrescentou.

O frei salientou que deixar de fazer algo costumeiro e prazeroso e associar-se a pensar em um modo mais profundo nesse momento tão solene em que Jesus Cristo é crucificado, está mais ligado a espiritualidade do que à gastronomia.

“Reflitamos mais e melhor sobre a humanidade de Deus em Jesus Cristo que abraça a própria humanidade, morrendo de amor, por mim e por você”, finalizou.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oxe oxe,bate foi meu mocofato com feijão de corda e verduras,o importante é que DEUS conhece nosso coração, não sigo tradição de nenhuma religião, igreja ou dos homens!!!!!!

  2. Não come carne, mas vive falando da vida dos outros, fazendo várias coisas erradas, o que adianta não comer carne e continuar no pecado ?

    1. Aprenda que comer carne não é pecado.
      Mas os católicos não comem carne na sexta-feira santa como forma de abstinência.

      O pecado, infelizmente, nós seres humanos não estamos livre dele. É um desafio diário de todas as pessoas.

      Outra coisa: o jejum é um sacrifício que as pessoas fazem na quaresma ou na semana santa, de abster-se de algo por um determinado tempo e depois voltar a fazer normalmente. Já o pecado a gente não deve voltar a fazer.
      Ou seja, não se faz jejum de pecado.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade