Fórum busca respostas para reivindicações de entidades acadêmicas

21/10/2009 às 11h08, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Representantes do Fórum dos docentes, técnicos administrativos e estudantes se reunirão com o Secretário da Educação, Oswaldo Barreto, no dia 21 de Outubro às 16h no prédio da secretaria de educação, no Centro Administrativo, com o objetivo de buscar respostas concretas para as incansáveis reivindicações feitas em prol do bom funcionamento das Universidades Estaduais da Bahia.

Na reunião, os representantes cobrarão do governo um posicionamento referente a questões como: abertura imediata de concurso para docentes e servidores técnico-administrativos; respeito à autonomia universitária; revogação da Lei 7176/97; cumprimento do Estatuto do Magistério Superior; cumprimento da solicitação orçamentária das UEBA feitas no início do ano; implementação de Política de Permanência Estudantil e outras pendências antigas ainda não solucionadas pelo governo.

Às 14h, esses três seguimentos se reunirão para discutir entre si medidas a serem tomadas caso o secretário da educação não apresente soluções cabíveis dentro das necessidades das UEBA. Após a audiência alguns representantes receberão a imprensa para falar sobre os resultados da reunião, além da real situação e do descaso que a categoria vem sofrendo por parte do governo no que se refere ao ensino superior baiano. Para o presidente da ADUSB e coordenador do Fórum das ADs Alexandre Galvão a reunião é de suma importância para a comunidade acadêmica. “Espero que o governo dessa vez atenda as nossas antigas reivindicações apresentadas na pauta emergencial”, diz. 

Sobre o Fórum das ADs:

Constituído em 2000, durante a greve dos professores das Universidades Estaduais Baianas, o Fórum das ADs é uma instância com perfil diferenciado na área sindical. Tem por objetivo ser um pólo aglutinador e unificador dos docentes por meio de cada AD, tendo como eixo central a luta por melhores condições de trabalho, salários e a favor  do  acesso  democrático  à  universidade  pública,  contra  a  mercantilização  da educação  e  da  atuação  das  fundações  privadas  e  sem  perder  de  vista  a  defesa  da educação superior pública, gratuita, de qualidade e socialmente referendada.

No Brasil, é o segundo fórum direcionado por esta linha de atuação. Seu conceito pode ser resumido com a expressão “Unidade na Diversidade”, pois é uma entidade que funciona como  orientadora  das  ações  das  ADs.  A sua composição – quatro ADs localizadas em espaços geográficos e  políticos  distintos – determina  a  diversidade  de pensamentos existentes  internamente enquanto a Unidade é o  fator preponderante nas ações tomadas pelo Fórum das ADs.

 As suas atividades estão relacionadas à defesa do Movimento Docente baiano, assim como dos locais de trabalho, as próprias UEBA.  Neste contexto, se insere no processo de politização da atividade sindical, uma vez  que  não  há  como  desenvolver  o  sindicalismo  sem  consciência  de classe. 

Assessoria de Comunicação – Fórum das ADs

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade