Fórum busca respostas para reivindicações de entidades acadêmicas

Representantes do Fórum dos docentes, técnicos administrativos e estudantes se reunirão com o Secretário da Educação, Oswaldo Barreto, no dia 21 de Outubro às 16h no prédio da secretaria de educação, no Centro Administrativo, com o objetivo de buscar respostas concretas para as incansáveis reivindicações feitas em prol do bom funcionamento das Universidades Estaduais da […]

21/10/2009 11h08, Por Dilton e Feito

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Representantes do Fórum dos docentes, técnicos administrativos e estudantes se reunirão com o Secretário da Educação, Oswaldo Barreto, no dia 21 de Outubro às 16h no prédio da secretaria de educação, no Centro Administrativo, com o objetivo de buscar respostas concretas para as incansáveis reivindicações feitas em prol do bom funcionamento das Universidades Estaduais da Bahia.

Na reunião, os representantes cobrarão do governo um posicionamento referente a questões como: abertura imediata de concurso para docentes e servidores técnico-administrativos; respeito à autonomia universitária; revogação da Lei 7176/97; cumprimento do Estatuto do Magistério Superior; cumprimento da solicitação orçamentária das UEBA feitas no início do ano; implementação de Política de Permanência Estudantil e outras pendências antigas ainda não solucionadas pelo governo.

Às 14h, esses três seguimentos se reunirão para discutir entre si medidas a serem tomadas caso o secretário da educação não apresente soluções cabíveis dentro das necessidades das UEBA. Após a audiência alguns representantes receberão a imprensa para falar sobre os resultados da reunião, além da real situação e do descaso que a categoria vem sofrendo por parte do governo no que se refere ao ensino superior baiano. Para o presidente da ADUSB e coordenador do Fórum das ADs Alexandre Galvão a reunião é de suma importância para a comunidade acadêmica. “Espero que o governo dessa vez atenda as nossas antigas reivindicações apresentadas na pauta emergencial”, diz. 

Sobre o Fórum das ADs:

Constituído em 2000, durante a greve dos professores das Universidades Estaduais Baianas, o Fórum das ADs é uma instância com perfil diferenciado na área sindical. Tem por objetivo ser um pólo aglutinador e unificador dos docentes por meio de cada AD, tendo como eixo central a luta por melhores condições de trabalho, salários e a favor  do  acesso  democrático  à  universidade  pública,  contra  a  mercantilização  da educação  e  da  atuação  das  fundações  privadas  e  sem  perder  de  vista  a  defesa  da educação superior pública, gratuita, de qualidade e socialmente referendada.

No Brasil, é o segundo fórum direcionado por esta linha de atuação. Seu conceito pode ser resumido com a expressão “Unidade na Diversidade”, pois é uma entidade que funciona como  orientadora  das  ações  das  ADs.  A sua composição – quatro ADs localizadas em espaços geográficos e  políticos  distintos – determina  a  diversidade  de pensamentos existentes  internamente enquanto a Unidade é o  fator preponderante nas ações tomadas pelo Fórum das ADs.

 As suas atividades estão relacionadas à defesa do Movimento Docente baiano, assim como dos locais de trabalho, as próprias UEBA.  Neste contexto, se insere no processo de politização da atividade sindical, uma vez  que  não  há  como  desenvolver  o  sindicalismo  sem  consciência  de classe. 

Assessoria de Comunicação – Fórum das ADs

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

Enem 2022

Enem: startup promove oficina gratuita de Redação; saiba como participar

Interessados podem se inscrever para oficina até 26 de julho.

04/07/2022 às 15h56

Feira de Santana

Tanque da Matinha dos Pretos vai virar área de lazer e preservação histórica

Na última quinta-feira (30), os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano visitaram o local para analisar as condições do terreno.

04/07/2022 às 15h54

Educação

Aviário ganha sua primeira creche

Este é o terceiro CMEI entregue este ano pelo Governo Municipal - os outros dois estão localizados na Mangabeira e Conceição.

04/07/2022 às 15h45

Educação

Seis escolas da rede estadual não retomam atividades nesta segunda (4) após recesso junino

Algumas das escolas que não retornaram estão passando por reformas e ainda esta semana retomam as aulas presenciais.

04/07/2022 às 15h35

Feira de Santana

Após rumores, Pablo Roberto esclarece que mantém pré-candidatura a deputado estadual

Ao Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (4), o pré-candidato esclareceu que foi diagnosticado com uma hérnia extrusa, sentindo fortes dores na coluna, mas que está em tratamento e continuará com a pré-campanha.

04/07/2022 às 12h31

Educação

'Penteado exagerado': DPE recomenda edição de ponto considerado racista em regimento de escola militar

A recomendação também propõe a realização de ações de formação do corpo docente e funcionários da instituição sobre a diversidade racial brasileira.

04/07/2022 às 09h37

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade