Educação
Formada primeira turma de técnicos em naturopatia de Feira de Santana
Durante o curso os alunos aprenderam como usar plantas medicinais no tratamento de doenças, tiveram aulas de massoterapia, química, fisiologia, anatomia humano entre outras. A formação foi de três anos com reconhecimento da Secretaria Estadual de Educação.
11/03/2012 às 21h44, Por Andrea Trindade
Ney Silva
A cidade de Feira de Santana formou sua primeira turma de técnicos em naturopatia ou naturologia (Ciência Natural) neste final de semana. A formatura foi realizada na noite de sábado (10), no auditório do Colégio Luiz Eduardo Magalhães. Foram diplomados 17 técnicos que participaram do curso promovido pela Escola Técnica de Ciências da Saúde. O curso teve duração de três anos e é reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação.
Durante o curso os alunos aprenderam como usar plantas medicinais no tratamento de doenças, tiveram aulas de massoterapia, química, fisiologia, anatomia humano entre outras.
O hipnólogo Sérgio Passos que foi um dos formando destacou que o ser humano é completo, integral e que a visão holística do ser leva o terapeuta a buscar uma formação em terapias complementares.
“Essa formatura vem sim a somar na minha vida profissional e pessoal e tenho certeza que a partir de hoje uma nova etapa se inicia na minha vida", afirmou.
Na opinião dele o mercado de trabalho é bastante promissor principalmente por ser a primeira turma formada em naturologia clínica de Feira de Santana. “Mercado de trabalho não vai faltar porque é promissor e crescente", disse Sérgio.
Esperançosa por uma oportunidade de atuação no mercado de trabalho a massoterapeuta e também formando Sabrina Sousa informou que o profissional em naturologia pode trabalhar em consultórios próprios ou atuando com ações complementares em ações de saúde.
Ela lamentou o fato do sistema público de saúde ainda não oportunizar principalmente na Bahia ações dos terapeutas holísticos.“Acreditamos que esse espaço vai ser preenchido devido a importância hoje do trabalho do naturopata.
Professora de massoterapia do curso de formação de técnico em naturopatia, Priscila Quintela destacou que a turma foi muito interessada nos últimos anos de formação do curso. “As pessoas que participaram do curso são mais maduras e tem um visão de vida melhor. Elas reconhecem a importância da naturopatia então se dedicaram mais, afirmou.
O presidente da Associação Baiana de Acupuntura Altimar Ribeiro informou que a entidade vai dar todo apoio aos técnicos em naturopatia. “Esse é um trabalho belíssimo. É uma profissão que vai estar sempre em evidencia porque vem dando um resultado fantástico para a sociedade", afirmou.
Na opinião de Altimar que é professor de terapias orientais, o conceito de ver o ser humano de forma holística (como um todo), vem avançando muito. “Essas técnicas antigamente eram entendidas como coisas de bruxos, curandeiros entre outras e atualmente somos vistos como terapeutas", afirmou.
O terapeuta Mariélio Lima de Sousa que representou a Associação Brasileira de Medicina Tradicional Natural informou que o curso como esse é de grande importância para a sociedade. Segundo ele a Ata Alma, uma lei da Organização Mundial de Saúde dá esse direito que as pessoas possam escolher o tratamento que quiser.
Mariélio disse também que a portaria 971 do Ministério da Saúde incentiva que os governos estaduais coloquem a disposição da sociedade a medicina natural. Ele informou que esse curso foi único de Feira de Santana e que a partir de agora os profissionais estão aptos para atuarem.
A empresária Noêmia Santiago Pinheiro de Oliveira, responsável pela Escola Técnica de Ciências da Saúde que promoveu o curso, mostrava-se muito feliz pela formação da primeira turma de técnicos em naturopatia. Ela destacou que boa parte dos formando já atuavam no mercado porque eram auto didatas e outros participaram de cursos livres. Mas, preocupados no exercício da profissão fizeram o curso e agora estão habilitados para trabalhar.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade
Mais Notícias

Educação
Uneb divulga edital de convocação para provas do Vestibular 2024
A Uneb vai oferecer 7.114 vagas, sendo 4.114 para cursos de graduação na modalidade presencial e 3.000 na modalidade a...
01/12/2023 às 17h22

Feira de Santana
Feira de Santana não realizará Conferência Municipal de Educação, diz presidente da APLB
Segundo Marlede Oliveira, nos dias 4 e 5 de dezembro, acontecerá a Conferência Estadual.
30/11/2023 às 15h00

Educação
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta quinta (30)
Cerca de 60 mil vagas são ofertadas. Os resultados da pré-seleção, em chamada única, e da lista de espera serão divulgados na...
30/11/2023 às 08h23

Feira de Santana
Feira de Santana é ouro na Olimpíada Nacional de Ciências
Os medalhistas são da Escola João Paulo I. Na preparação para a ONC 2023, todos os participantes contaram com o...
29/11/2023 às 08h46

1º Emprego
Governo contrata 439 jovens formados pela Rede Estadual de Educação Profissional
A Flem, junto com a Fesfsus, é responsável pela execução do PPE a partir de termos de convênio firmados com...
28/11/2023 às 08h21

Educação
Cuidadoras que trabalham em escolas municipais reclamam de atraso no pagamento dos salários
Elas relataram que estão com dívidas acumuladas e sem o dinheiro para a locomoção ao trabalho.
27/11/2023 às 20h33
Fico feliz em saber que a Naturopatia vem crescendo cada dia mais. Parabéns a todos os alunos e idealizadores.