Educação

Formação em coaching são mais procuradas por psicólogos e administradores, revela instituto

Atividade abrange profissionais de diversas áreas humanas e exatas que trabalham a partir de diversas ciências.

19/10/2020 às 08h47, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Agência Educa Mais Brasil 

Formações complementares são alvo de procura de diversos profissionais formados ou em período de gradua-ção. Uma formação em específico tem chamado a atenção e se destacando, a formação em coaching. Atual-mente, estima-se a presença de 73 mil profissionais coachs no país, segundo a International Coach Federation (ICF).

Coaching é uma profissão que alia conjunto de técnicas, conhecimentos e ferramentas para auxiliar o desenvol-vimento humano. No Brasil, tornou-se popular em meados dos anos 2000. Essa atividade abrange profissionais de diversas áreas humanas e exatas que trabalham a partir de diversas ciências como neurociência, programa-ção neurolinguística (PNL), antropologia, sociologia e conceitos da psicologia.

Segundo o Instituto Brasileiro de Coach (IBC), tal conjunto de técnicas pode ser aprendido por qualquer pessoa, independentemente da área de formação. Dentre os profissionais que procuram mais por formações de coa-ching, de acordo com a Sociedade Latino Americana de Coaching, (SLAC) destacam-se: psicólogos (22,3%), administradores (16,7%), educadores físicos (13,5%), publicitários (9,5%), médicos (7,5%), economistas (6,9%) e jornalistas (6,7%).

A profissão é buscada por pessoas de diferentes faixas etárias, sendo a média a partir dos 28 anos, segundo a Associação Brasileira de Profissionais de Coaching (Abrapcoaching). Comumente, os benefícios do curso de coa-ching são procurados para aumentar as possibilidades de atuação na carreira de formação inicial do aluno, me-lhorar a performance e resultados.

Na psicologia, essa capacitação é usada com intuito de ampliar as possibilidades de trabalho desenvolvido na clínica, atuando com grupos e projetos específicos. No meio corporativo, é usada como forma de melhorar o clima organizacional, relacionamentos entre equipes, reduzir a perda de talentos e desenvolver os colaborado-res. No campo esportivo é aliada do desenvolvimento do esportista. Na área de Recursos Humanos, o coaching ajuda na gestão assertiva de talentos.

Qualquer pessoa maior de idade pode fazer curso para formação em coaching. Contudo, as características com-portamentais desse profissional, segundo SBCoaching, são:

– curiosidade,

– gostar por aprender;

– gostar de novidades;

– gostar de ajudar;

– ter senso de humanidade;

– perfil ético;

– ter compromisso com os valores sociais e com os valores das organizações;

– ser comprometido.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade