Folia Caipira leva arraiá para o circuito da Micareta

O bloco é resultado de um projeto que visa o resgate da cultura sertaneja em todas as suas manifestações.

18/04/2010 às 22h36, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Ninguém duvida que a Micareta é uma festa de todos os ritmos, do axé ao samba, passando pelo pagode, o arrocha e até o rock. Mas há algum tempo o forró vem ocupando um espaço cada vez maior, graças ao bloco Folia Caipira, que traz o ritmo das festas juninas para o circuito Maneca Ferreira.

Há seis anos participando da Micareta e há dois anos consecutivos com parceria firmada com um dos maiores cantores do gênero na Bahia, Adelmário Coelho, o bloco leva um verdadeiro arraiá, com direito até a quadrilha e adereços típicos, como chapéu de palha.

Este ano, o Folia Caipira, que é capitaneado por Wima Soares, levou para a avenida também a arte do artista Juraci Dórea estampada em seu abadá. Um diferencial característico de um projeto que visa exatamente o resgate da cultura sertaneja.

Madalena de Jesus /Acorda Cidade

Rata Plan e Tomate invadem o circuito

Mais uma atração contratada pela Prefeitura de Feira de Santana animou a Micareta nos últimos momentos deste domingo (18). Formada por seis músicos, com a participação no trio de dois jovens e duas crianças na percussão, o Banda Rata Plan interpretou letras de outras bandas e renomados músicos baianos, a exemplo de Moraes Moreira, Luís Caldas, Asa de Águia, Chiclete Com Banana, Ivete Sangalo, dentre outros. Durante apresentação, o vocalista relembrou os 60 anos de trio elétrico, criado em Salvador por Dodô e Osmar. No rastro da Banda Rata Plan, Tomate, ex-vocalista da banda Rapazola, conduz milhares de foliões, que deixam a avenida vermelha, com a camisas do abadá. Após a trégua da chuva nos últimos dias de festa, os foliões do bloco comemoram o sereno que cai e alivia um pouco do forte calor. Neste momento, Tomate sacode os camarotes com a música “País Tropical”, clássico de Jorger Ben.

Tonho Matéria homenageia a Africa e  O Bacck invade a avenida com o Lobo mau

No último dia da Micareta 2010, domingo (18), o cantor soteropolitano Tonho Matéria homenageia a cultura negra, em analogia à África, que também é tema da folia deste ano, por ser sede da realização da Copa do Mundo.  A exaltação de Tonho Matéria, acompanhado da banda e dançarinos, ao continente africano a e sua cultura envolveu da música, aos trajes coloridos com assessórios característicos e danças expressivas.  Na seqüência, após passagem de Tonho Matéria, o grupo O Bacck chega aos camarotes com um dos maiores sucessos do carnaval deste ano, “Lobo Mau”. Os cantores do grupo não apenas cantaram a música que está na cabeça dos foliões, um vestido de Chapeuzinho Vermelho e outro de Lobo Mau.

Folia ao som eletrônico do dj Agenor

Foto: Andréa Trindade/Acorda Cidade

A Micareta de Feira é uma festa onde axé predomina, porém todos os ritmos têm o seu espaço garantido na folia da cidade.  Depois de cinco dias de festa, incluindo o não oficial, na quarta-feira (14), com muito axé, pagode, samba de escola, samba de roda, marchinhas, forró, reggae, dentre outros, a música eletrônica comandada pelo dj Agenor invadiu o circuito na noite deste domingo (18).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade