Saúde

Fisioterapia tem papel fundamental no tratamento e reabilitação de pacientes com covid-19

André Villa Flor salientou que na Bahia e em Feira de Santana, os fisioterapeutas manuseiam as máquinas de ventilação mecânica muito bem e conseguem operá-las com muita assertividade.

10/08/2020 às 14h49, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Os fisioterapeutas têm um papel fundamental no tratamento e reabilitação de pacientes com covid-19. Eles atuam tanto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), como no internamento clínico. O coordenador de fisioterapia do Hospital de Campanha, de Feira de Santana, o fisioterapeuta André Villa Flor, contou ao Acorda Cidade como este trabalho é desenvolvido e explicou sobre algumas condutas que são tomadas de forma multidisciplinar.

De acordo com ele, quando o paciente de covid-19 está internado na UTI, o profissional de fisioterapia é responsável juntamente com a equipe médica de promover uma melhor ventilação desse paciente, seja ele ventilado mecanicamente, que é com a ajuda de aparelhos , ventilador, respirador; quando está intubado, como também para manter a ventilação do paciente quando não está intubado, não está em uso do respirador mecânico.

“Uma vez o paciente intubado, o fisioterapeuta participa juntamente com o médico, com o enfermeiro, com o técnico, uma equipe multidisciplinar no momento da intubação e após esse primeiro momento da intubação, o fisioterapeuta, junto com o médico mais uma vez ajusta esse respirador para gerar uma melhor ventilação, mais adequada para o paciente. Naquele momento quando o paciente é intubado e passa a ser a ventilado mecanicamente, o pulmão dele passa a depender não só o pulmão, mas todo o paciente passa a depender muito dessa máquina. Essa máquina, em algum momento ela acaba fazendo às vezes a função do pulmão do nosso paciente e a gente tem que ajustar do oxigênio, ajustar o quanto de fluxo entra e o quanto de fluxo sai de ar e simulando a inspiração e a expiração. Ajustamos também o quanto de oxigênio nós iremos ofertar para esse paciente, baseado muito em oximetria que é o marcador que nos dá a saturação e também por exames de sangue que é a hemogasometria. Temos o aparelho na UTI que processa alguns marcadores do sangue e nos dá isso em números. Ajustamos de acordo com a necessidade do paciente”, comentou.

André Villa Flor salientou que na Bahia e em Feira de Santana, os fisioterapeutas manuseiam as máquinas de ventilação mecânica muito bem e conseguem operá-las com muita assertividade. Segundo ele, o trabalho não é isolado e todas as condutas são discutidas com o médico e equipe multidisciplinar.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade