Feira de Santana

Fila quilométrica é formada no Cras do Conjunto Fraternidade para agendar atualização do NIS

O NIS é a identificação do cidadão que permite o acesso a vários programas sociais, como Bolsa Família, Auxílio Brasil, Luz para Todos, entre outros.

15/02/2022 às 08h33, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Atualizada em:11h57

 

Rachel Pinto

Uma fila quilométrica formou-se desde a madrugada desta terça-feira (15), na Estação Cidadania Cultura e Esportes, onde funciona o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Conjunto Fraternidade em Feira de Santana. Os moradores do conjunto e bairros vizinhos estão buscando um agendamento para o recadastramento do Número de Identificação Social (NIS). O NIS é a identificação do cidadão que permite o acesso a vários programas sociais, como Bolsa Família, Auxílio Brasil, Luz para Todos, entre outros.

A moradora do bairro Panorama, Marinalva Cruz do Carmo contou ao Acorda Cidade que chegou ainda na madrugada e encontrou mais de mil pessoas na fila.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Todo ano é isso. Uma humilhação para agendar o recadastramento do NIS”, disse.

Luiz Augusto da Silva que é morador do Conjunto Feira VII lamentou que a grande fila, é para ainda agendar uma data para atualização do documento.

“Eles querem resolver tudo em um dia. Isso não é coisa de ser humano não”, comentou.

Fabiana Souza também madrugou na fila e estava com um bebê de 9 meses no colo. Ela afirmou que há muitas mães com crianças pequenas, idosos e não existe nenhum atendimento para prioridade. A fila é única para atender a todos.

“Esse agendamento era para ser uma semana toda e depois o resto do mês de marcação. Tem gente até que chega a dormir na fila e fica se arriscando”, declarou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ana Nascimento chegou na fila às 4h da manhã e relatou que o agendamento é mensal. Segundo ela, se não conseguir realizar hoje, terá que voltar no mês seguinte e arriscar a ficar com o NIS desatualizado e até não acessar os benefícios.

“O NIS é o documento que faz a gente ter direito aos benefícios. Se a gente não conseguir resolver hoje, tem que voltar depois. Ninguém sabe a hora que será atendido”, pontuou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Vanessa Cunha, coordenadora do Cras do Conjunto Fraternidade explicou ao Acorda Cidade que os serviços do órgão são todos agendados e com a demanda do Auxílio Brasil, muitas pessoas estão indo em busca da atualização cadastral. No entanto, segundo ela, não é necessário agonia, pois esta atualização deverá ocorrer até meados do mês de junho. Ela frisou que a equipe do Cras também irá atender durante toda a semana as pessoas que precisam fazer o agendamento.

“A gente se planejou e chegamos aqui antes das 7h da manhã para atender as pessoas. Temos sete pessoas na equipe e vamos atender até às 17h, parando uma hora para o almoço. Quem não conseguir hoje pode vir durante a semana também”, ressaltou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com ela, no Shopping Popular Cidade das Comprar também há um polo do Cadastro Único para Programas Sociais (CAD-Único) voltado para os atendimentos do Bolsa Família.

Vanessa cunha entrou em contato com a reportagem e informou posteriormente que todas as pessoas que estavam na fila foram atendidas antes das 10h30 da manhã de hoje e que todos os agendamentos também foram realizados.

 

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade