Saúde

Ficar muitas horas sentado pode trazer problemas para a saúde

Cuidado nos hábitos diários pode prevenir doenças graves.

08/04/2020 às 10h33, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

Ficar sentado a maior parte do dia é natural para a maioria das pessoas. Pelo menos oito horas de trabalho, com alguns poucos minutos de pé; mais algumas horas sentado durante as refeições e durante os períodos de deslocamento; finalmente, em casa, é hora de relaxar depois de um dia cansativo, sentando para ler um livro ou assistir à televisão. Tantas atividades, tão pouco tempo de pé, e isso é extremamente prejudicial para a saúde.

Uma pesquisa publicada no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity analisou 63.048 homens de meia-idade da Austrália, comparando aqueles que ficavam sentados por menos de quatro horas por dia, de quatro a seis horas, de seis a oito horas e por mais de oito horas por dia.

Os resultados mostraram que basta ficar sentado por mais de quatro horas diárias para apresentar uma probabilidade significativamente maior de ter alguma doença crônica. Já aqueles que ficam sentados por pelo menos seis horas diárias são mais propensos a desenvolver diabetes do que os que ficam sentados por menos tempo.

Além disso, vários outros problemas são ocasionados pelo longo tempo sentado. A dor nas costas e o agravamento de problemas na coluna aparece, principalmente, pois não há a utilização de cadeiras anatômicas ou apoio para as pernas, o que prejudica a postura e também colabora para o surgimento de problemas respiratórios.

O cuidado com a saúde inclui a realização de atividades físicas, a atenção à alimentação e a manutenção da saúde mental. Entretanto, nada disso realmente tem impacto sobre a saúde se o sedentarismo se torna parte da rotina.

Para quem precisa ficar horas sentado, seja por estudar ou trabalhar durante longos períodos do dia ou por outras razões, é importante encontrar maneiras de reduzir os danos causados por esse hábito. Levantar a cada 30 minutos e andar um pouco já reflete positivamente na saúde.

Outra forma de aliviar um pouco as complicações causadas pelas longas horas sentado é realizando alguns exercícios simples. Ainda sentado, é possível alongar as juntas e os membros, por meio de exercícios
para pernas, braços e pescoço.
Os membros inferiores precisam de atenção especial, já que eles podem ficar parados por mais tempo.

Trabalhar de pé também é uma opção interessante. Existem vários modelos de mesa com regulagem de altura, permitindo que as atividades sejam realizadas sem que a pessoa esteja sentada. Investir em mudanças de hábito é o início para uma vida mais saudável. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade