Bahia

Festa Literária de Santo Estevão celebra arte da escrita

Autoras baianas Palmira Heine e Rita Queiroz integram a programação

02/09/2019 às 14h08, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A arte literária estará em evidência no município de Santo Estevão, distante 150km de Salvador. Entre os dias 04 e 06 e setembro, acontece a Festa Literária de Santo Estevão (Flise). Com o propósito de inaugurar um espaço de construção, disseminação e reflexão a despeito dos principais movimentos literários, o evento terá a participação de artistas nacionais, como Bráulio Bessa, mas dará visibilidade também para talentos da terra. “Essas feiras literárias criam um espaço de diálogo e networking para quem se dedica à escrita. As trocas são enriquecedoras”, avalia Rita Queiroz, que terá uma intensa participação na Flise.

Poeta e autora de livros destinados ao público adulto (Confissões de Afrodite, Canibalismos e O Canto da Borboleta) e infantil (Ciranda, Cirandinha: vamos brincar com poesia?), Rita é colunista da Revista Cultural Evidenciarte. Com sua expertise na cena literária, participará da mesa sobre escritos femininos, ao lado das escritoras Kátia Borges e Clarissa Macedo, com mediação de Érica Azevedo, próximo dia 06 de setembro, às 10h30, na Câmara Municipal de Vereadores. No dia 05 de setembro, às 16 horas, participará do Recital A Boca e o Verso: entre palavras que cantam, também na Câmara Municipal de Vereadores.

Em meio a uma vasta programação cultural, a Confraria Poética Feminina, coletivo idealizado por Rita, também fará um sarau inspirador. O grupo de mulheres foi criado em 2015 com a intenção de favorecer a produção literária feminina. De lá para cá, as autoras já participaram de diversas coletâneas e antologias, além das produções solo. “Nosso coletivo fortalece os escritos femininos, o que é absolutamente necessário se considerarmos que as mulheres ocupam espaço ainda menor do que os homens na literatura”, considera Rita Queiroz.

No último dia de evento, o público infantil da Flise terá programação especial. A escritora Rita Queiroz levará para a criançada a contação de história de Ciranda, Cirandinha: vamos brincar com poesia?. Autora de nove livros infantis, a escritora Palmira Heine estará na Flise apresentando ao público infanto-juvenil a história de seu mais recente livro, Mila a Pequena Sementinha. “Mila era uma semente que tinha medo de brotar, de se tornar flor. As crianças se identificam muito com as transformações de Mila”, adianta Heine, que também participará do Recital com a Confraria Poética Feminina.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade