Cinema

Feirenses buscam apoio para produzir segundo filme da heroína Maria Quitéria

Com duração de 13 minutos, toda a produção levou cerca de 10 meses até que toda a arte fosse concluída.

12/07/2021 às 06h29, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

No ano passado, a história da heroína Maria Quitéria ganhou as redes sociais com a produção do curta-metragem 'Maria Quitéria Honra e Glória', produzido por dois feirenses: os produtores Antônio Silva e Michel Nery.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com duração de 13 minutos, toda a produção levou cerca de 10 meses até que toda a arte fosse concluída. Em entrevista ao Acorda Cidade, Antônio Silva explicou por que um projeto como este leva tanto tempo para finalizar.

"Cada segundo de animação é em média de 12 a 24 desenhos e todos esses desenhos precisam ser criados, então imagine que se cada segundo é necessário que se tenha esse número de desenhos, quantos desenhos terão dentro de 13 minutos? Primeiro a gente faz todo um roteiro, com as ideias que vão surgindo, levamos para o estúdio de animação para que possamos jogar no computador e criar a parte digital, onde fazemos os desenhos animados. É algo como se fosse uma história em quadrinhos e, a partir daí, são gerados os movimentos, são aplicados os sons e os efeitos", explicou.

De acordo com Antônio, alguns programas que são utilizados na confecção desse material possuem um custo alto e, por esse motivo, os jovens criadores do filme Maria Quitéria contam com o apoio de patrocínios.

"Alguns programas que a gente utiliza aqui chegam a custar até R$ 3 mil, e como muitos são criados no exterior, o custo é em dólar, e a gente sabe que quanto mais caro o dólar, mais caro ficam estes programas. Em nosso primeiro filme produzido, boa parte do lançamento foi feito com recursos próprios e outra parte a gente conseguiu ajuda de algumas empresas, através também de uma lei que é de incentivo da prefeitura que se chama pró – cultura. Quem gosta dessa área sabe que é um trabalho de formiguinha, mas que no final todo o resultado se torna grandioso", destacou.

Foto: Reprodução/Filme
 

A iniciativa de criar um filme sobre Maria Quitéria surgiu após Antônio participar da criação de uma revista chamada 'Maria Quitéria, a Injustiçada'.

"Esse foi o nosso primeiro contato com a heroína, junto com o autor Eduardo Kruschewsky, e após isso, fomos buscar mais fontes para nortear o nosso trabalho e entender o que fez uma mulher que nasceu há mais de 200 anos ir para a guerra. Com o resultado desse nosso primeiro filme, nós fomos premiados em vários festivais, dois deles, de forma internacional e estamos tendo uma ótima receptividade do público e esperamos que as pessoas continuem prestigiando cada vez mais o nosso trabalho"

Neste ano, os meninos decidiram retomar com o projeto, realizando a segunda edição, desta vez, mostrando o desdobramento da primeira parte do filme. Mas para que isso possa acontecer, os jovens produtores precisam fazer um investimento considerado alto, e por este motivo, criaram uma campanha para arrecadar fundos monetários.

"Nesse segundo filme, a gente quer retratar a segunda parte de vida de Maria Quitéria, porque já falamos sobre a infância, o que motivou a ida dela para a guerra e agora queremos mostrar o processo pós-guerra, a parte final, como um desdobramento. Para estas produções, a gente acaba sempre tirando um pouco das nossas economias, mas agora estamos contando com alguns investimentos de empresas e um projeto que estamos lançando agora, que é o crowdfunding, conhecido como financiamento coletivo", afirmou Michel Nery ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

De acordo com ele, o incentivo pode ser feito de qualquer forma, seja através de uma doação ou até mesmo compartilhando a campanha para alcançar o maior número de pessoas.

"Nesse momento, a gente está precisando da ajuda da população como forma de conseguir finalizar nosso projeto. Nós estamos divulgando em nossas redes sociais, existe um período desta campanha, mas só o fato de estarem compartilhando nosso projeto para que outras pessoas consigam ver nossos trabalhos e possam nos ajudar financeiramente, será uma grande ajuda", disse.

Para Michel, a animação cativa mais o público ao entender uma história que já foi contada diversas vezes, mas agora de forma diferente.

"Nós estávamos conversando sobre os vários registros que existem sobre a história de Maria Quitéria, porém cada um conta uma parte, conta uma ideia, mas quando a gente cria uma animação, quando a gente cria uma história assim como esta, a gente quer passar para o público uma verdade da história, porém de outra forma, para que todos possam entender a partir da animação", concluiu.

Além do filme, os produtores estão lançando um concurso de desenho com o tema Maria Quitéria. O melhor desenho será utilizado como personagem para a segunda produção do filme.

A votação tem início a partir do mês de agosto, sendo encerrada no dia 7 de setembro, onde três desenhos serão os grandes finalistas.

Para assistir a primeira edição do Filme de Maria Quitéria, pode acessar a página no YouTube, além de acompanhar todos os projetos pelas redes sociais como no Instagram (@firestudioanimation/) e Facebook.

Leia também: Feirenses produzem filme sobre Maria Quitéria

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade