Feira de Santana

Zona Azul em Feira de Santana prevê a abertura de mais de 6.200 vagas, diz secretário

Secretário de Planejamento esclarece desdobramentos da Zona Azul em Feira de Santana. 

25/10/2023 às 17h50, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Acorda Cidade

O Sistema de Estacionamento Rotativo, chamado de ‘Zona Azul’, está sendo implementado com regras e normas pela Prefeitura de Feira de Santana. Ao Acorda Cidade, o secretário de Planejamento, Carlos Brito, falou sobre algumas definições que já estão sendo estabelecidas através da conclusão do projeto. 

“A Zona Azul ela está em um processo já de reta final, projeto pronto, agora ele foi para SMT e ela vai ser o órgão responsável por deflagrar a licitação. Então o projeto está pronto, todo formatado, termos de referência, orçamentos, toda avaliação técnica que foi feita pela Caixa Econômica. O prefeito Colbert Martins determinou a celeridade desse processo”, explicou. 

Secretário de Planejamento - Carlos Brito ft Paulo José Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo o secretário, até o dia 15 de novembro o edital deve ser publicado e se tudo correr bem, em torno de janeiro, fevereiro, se tiver recurso, uma empresa deve ser escolhida para o processo licitatório.  

“Ele sendo publicado, obviamente, vai ser concluído, se tudo correr bem, lá no mês de janeiro ou de fevereiro, aos 45 a 90 dias, um processo desse. Se não tiver recurso 90 dias, se tiver recurso, vai para uns 45 dias, talvez, mas eu tenho uma convicção que no mês de fevereiro, princípio de março, nós já tenhamos uma empresa vencedora do processo licitatório”, afirmou. 

Ainda de acordo com Carlos Brito, o orçamento para o projeto tem mais de 100 milhões em 20 anos. Ele explicou a diferença nos processos de licitações para o caso da Zona Azul. 

“Você tem uma coisa que é bastante interessante, que é um pouco diferente da licitação normal, porque você tem uma outorga, você tem a empresa que vai administrar, ela vai ter que aportar a nível de uma outorga onerosa para ele, acho que são 4 milhões, e tem também um percentual da receita, ele vai remunerar para a Prefeitura. Quem dá maior oferta é quem ganha a licitação, um pouco diferente da obra, quem der o menor preço. Essa licitação não é quem dá a maior oferta”, pontuou. 

Segundo Carlos, o projeto da Zona Azul prevê abrir em torno de mais de 6.200 vagas, para carros e 1.200 para motos. Algumas ressalvas também foram pontuadas pelo estudo. 

“Quem tem sua residência na área, na poligonal que está definida, não vai pagar a Zona Azul, vai ter o seu espaço efetivamente reservado para ser utilizado. Nós teremos pontos de táxi também, teremos carga e descarga, vai ser um processo bastante interessante e você certamente vai evitar esse desespero que é sair depois de oito horas para fazer qualquer compra no centro da cidade e não achar estacionamento, a não ser o estacionamento privado”, enfatizou. 

O secretário reforça que em Feira já houve a implementação da Zona Azul, mas por conta de alguns problemas, teve que ser suspensa, mas que agora, o governo está empenhado em modernizar, trazer celeridade e voltar com força total nessa transformação da mobilidade urbana da cidade. 

“Teve uma época, muitos anos atrás, teve zona azul, mas teve problemas, foi suspensa, mas agora voltou e voltou com gás, com força total. Já voltaram, porque o processo já está pronto, ele ainda não está implantado. Se fosse voltar, você iria ainda construir, mas não, a formatação foi feita, a modelagem está toda pronta, chancelada por um órgão como Caixa Econômica Federal, que fez a avaliação técnica da melhor proposta. Enfim, eu acredito muito que vai ser um instrumento muito bom para a Feira”, acrescentou. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tem que ter mesmo uma regulamentação nesse quesito de estacionamento em feira de Santana
    Atualmente é impossível achar uma vaga, pois proprietários de estabelecimento, funcionários etc…, chegam cedo e deixam seu veículo o dia todo onde achar que deve sem pagar nada, e por outro lado os estacionamentos em geral faturam alto com a exploração de uma vaga, lógico que tem interesses de alguém por trás disso pra essa zona azul nunca sair do papel….em cidades menores ou maiores que feira de Santana a zona azul funciona, porque aqui não ???
    Quem tá ganhando com isso ???

    1. Qual o problema do patrão ou funcionário colocar seu veículo na vaga? É razoável ficar com o lugar chegando primeiro. Se vc quer pagar vai para um estacionamento. As vagas deveriam continuar públicas. No fim, os preços serão próximos dos estacionamentos privados. Você acha que a empresa ganhadora não vai querer lucrar bem? Você vai pagar 4,00 por 30min. O patrao vai embutir o preço que paga de estacionamento no produto.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade