Superação

Violinista de Feira de Santana encontrou na música a oportunidade de uma nova vida

Aos 24 anos, Wesley Silva Ferreira foi aluno e hoje é monitor do projeto Acordes e tem o propósito de devolver o que recebeu, ensinando arte.

05/12/2023 às 16h03, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Wesley Silva Ferreira - projeto Acordes
Foto: Arquivo Pessoal

A triste realidade nas periferias Brasil afora muitas das vezes rouba de jovens e crianças a oportunidade de desfrutarem de uma vida mais digna, com comida na mesa, acesso à educação e à cultura. A música impediu que essa fosse a história do professor e violonista Wesley Silva Ferreira, de Feira de Santana.

Após uma infância e adolescência difíceis, com um triste fato que o marcou quando criança, Wesley encontrou o seu caminho aos 15 anos, quando ingressou no projeto “Acordes”, iniciativa apoiada pela Belgo Arames por meio da Fundação ArcelorMittal.

“Perdi meu irmão mais velho muito cedo, vítima de violência, e isso me deixou abalado, com dificuldade em retomar as atividades normais de uma criança”, conta Wesley. O que ajudou Wesley a se recuperar foi o apoio que recebeu na escola, que ele descreve como “uma chuva de amor”. E foi na escola que ele conheceu o projeto Acordes. Ele sempre quis aprender a tocar um instrumento, mas as seleções eram sempre muito concorridas. Com o “Acordes”, suas chances apareceram.

Ele tinha atração pelo violino, mas foi selecionado para a flauta doce. “Não desanimei porque vi ali uma chance para transformar a minha vida”, conta.

Ele estava certo: após um ano e meio, ele migrou de instrumento. Foi uma entrega total. Ao violino ele ensaiava até seis horas por dia, muitas vezes incomodando o irmão e os vizinhos.

“Meu pai foi meu maior incentivador. Sempre tranquilo, ficava assistindo aos meus ensaios e vibrando com minha evolução”, conta o músico. “Em minha primeira apresentação, ele ficou me esperando até tarde da noite só para saber como tinha sido meu desempenho.”

Hoje, aos 24 anos, Wesley diz que não foi ele que encontrou a música, mas foi a música que o encontrou, alterando para melhor sua realidade e suas perspectivas. Foi assim com sua vida e com a de muitos colegas que passaram pelo seu caminho.

Hoje, inclusive, ele vive de sua arte. Além de professor, ele se apresenta em eventos na cidade e já teve participação em shows de inúmeros artistas, como o da cantora e compositora Marina Sena. “Eu entrei no Acordes como aluno e hoje sou monitor desse projeto. Quero continuar ensinando música e evoluindo na arte”, promete ele.

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes

Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Wesley é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1998.

Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.

Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade