Política

Vereador pede afastamento da presidente da Câmara por falta de aprovação do Orçamento para 2024

O vereador José Carneiro na Câmara diz que pedirá afastamento por suposta improbidade administrativa cometida pela presidente da Casa.

14/12/2023 às 12h20, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (14), no gabinete do Paço Municipal Maria Quitéria, promovida pelo prefeito Colbert Martins Filho para abordar questões relacionadas ao Orçamento municipal de 2024, o líder do governo na Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro Rocha afirmou que consideraria pedir o afastamento da presidente da Câmara Municipal, vereadora Eremita Mota, por suposta improbidade administrativa.

A polêmica gira em torno da responsabilidade da Câmara Municipal em aprovar o orçamento municipal, peça fundamental para o funcionamento adequado da administração pública local. O líder do governo argumentou que a não aprovação do orçamento para o ano de 2024 poderia resultar em sérios entraves para o desenvolvimento de projetos e a execução de programas essenciais para a comunidade.

“Estamos impetrando o mandato de segurança para fazer com que a Justiça determine o cumprimento do regimento da Casa e que ela traga para o plenário uma discussão e consequentemente a votação do orçamento do município. A gente já vinha avaliando essas questões há muito tempo, porque realmente os atos antidemocráticos da presidência da Câmara têm ultrapassado os limites e chegou ao limite. Nós não podemos continuar aceitando que a presidente da câmara, Eremita Mota, faça o que quer. Ela é presidente da Câmara, mas ela tem uma Lei orgânica e um regimento para ser cumprido. E se ela não cumpre, prevarica. Se ela não cumpre, ela está cometendo atos antidemocráticos e consequentemente de improbidade administrativa”, destacou.

A principal reclamação da bancada do governo é referente à situação da votação do orçamento.

“Eu e mais 11 assinaturas requeremos que essas matérias fossem discutidas e debatidas no Plenário. Não foi cumprido o requerimento feito. Então, diante desses fatos, nós não pudemos de maneira alguma permitir que a ditadura prevaleça. A comissão não tem poder para escolher qual a Emenda vai aprovar, tem que ser trazida para o plenário, para um debate amplo. E o plenário decide qual dessas matérias apresentadas pelos vereadores, direito sagrado de todos, vai ser aprovada. Então, o que fez a Presidente da Câmara? Não trouxe para uma discussão ampla dessas matérias, levou ao conhecimento dos vereadores, todos, sem exceção, do que se tratam as Emendas modificativas. Os senhores são testemunhas que a gente questionou aqui aos vereadores e eu questionei a imprensa, inclusive. Se os senhores da imprensa têm conhecimento do que dizem as emendas modificativas ao Orçamento? Ninguém sabe. Então, ela aproveitou ontem, segundo ela, que votou ontem sem conhecimento da imprensa, sem publicar essas matérias no Diário Oficial e sem levar ao conhecimento dos vereadores. A Câmara é um colegiado de 21 vereadores, onde a Presidente da Câmara ou o Presidente cumpre o regimento e a Lei Orgânica. A partir do momento que a Lei Orgânica e o regimento é deixado de ser cumprido, consequentemente está cometendo ato de improbidade administrativa”, pontuou José Carneiro.

O Acorda Cidade entrou em contato com a assessoria da presidência da Câmara e aguarda o retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Sendo de suma importância para os projetos de desenvolvimento para a cidade e a lei orgânica do Município prever esta pauta de votação para o ano seguinte à responsável por colocar em discussão para votação é de responsabilidade passoa da presidência da Câmara tem por obrigação fazer conforme a lei orgânica do Município

  1. Povo reclama dos vereadores, mais quando tem eleição,e o vereador que alguém apoia começa a se venderem por merda e que reclamar que o seu vereador não faz nada,se já foi vendido por 50.00 reais vai reclamar mais em quer.

  2. Pobre n era pra votar em eleições. N vejo nenhum retorno o pobre sair da sua casa e ir enfrentar fila terrível dia de eleição pra nada. No próximo ano tô fora e aconselho o que tem meu perfil ( pobre) . Fica em casa é mais vantajoso. Eu observo essa Câmara um disse me disse. Nenhum desses vereadores se dependesse de mim nenhum ia se reeleger. O pobre sofre porque n tem sabedoria, eles estão no poder porque elegeram eles , nada faz pelo pobre . Meu voto nunca mais. Eu tô pagando água, luz , aluguel, gás, remédios e médico particular , n se acha no SUS. VOU VOTAR COM QUE OBJETIVO? EU CONSUMO 100 DE ENERGIA E PAGO MAIS DE 200 REAIS SÓ DE TAXA SEM SABER DE QUE? A RUA ESCURA E EU PAGANDO TAXA DE ILUMINAÇÃO ABSURDA. PRA ONDE VAI ESSAS TAXAS ABUSIVAS. O POBRE SOFRE POR CAUSA DOS POLÍTICOS. Ô TÔ MENTINDO. EU SOU REVOLTADA A PESSOA PAGA TANTA TAXA ABUSIVA SEM SABER O QUE TÁ PAGANDO.

  3. Política é o fim do mundo !
    Quem entra perde a ética e esquece o eleitor. Veja quanto custa manter uma camara de vereadores ? Quanto nós, feirenses, não pagamos de impostos para a prefeitura contratar sem concurso centenas de comissionados que nada fazem ?
    Não se iludam, não existem santos nos dois lados (câmara e prefeitura).

  4. O primeiro a ser afastado deve ser o prefeito. Por não arcar com os compromissos tais como: pagamento de folha de funcionários terceirizados e prestadores de serviços!

    1. O prefeito não é responsável pelo pagamento de funcionários terceirizados. O próprio nome já diz, funcionário terceirizado… tem que cobrar a empresa

  5. Finalmente um vereador tomou uma boa iniciativa. Essa vereadora nunca era pra tá na presidência., nunca fez nada a favor a cidade a aos cidadãos. Ano que vem quero ver se ela vai a canto nenhum. Meus parabéns José carneiro. Valeu pela iniciativa.

Mais Notícias

Inauguracao da Praca

Feira de Santana

Com investimento de R$ 6 milhões, Feira Livre do Tomba é oficialmente inaugurada

A revitalização iniciou em fevereiro de 2023 e teve o investimento de R$ 6 milhões.  A praça Macário Barreto também foi...

16/05/2024 às 17h30

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

Feira de Santana

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

A banda Karas e Bocas animaram os idosos na manhã desta quinta-feira(16).

16/05/2024 às 17h30

Embasa

Feira de Santana

Embasa prevê distribuição de 3 mil litros de água por segundo para Feira de Santana

De acordo com Raimundo Neto, seis municípios e cerca de 800 mil moradores são beneficiados com o sistema de abastecimento...

16/05/2024 às 15h25

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

image

Rádio acorda cidade