Feira de Santana

Usuários do transporte coletivo relatam atrasos dos ônibus em Feira de Santana

Além dos atrasos, os passageiros também informaram que aos finais de semana, a frota é reduzida, o que prejudica muitas pessoas.

20/02/2024 às 06h41, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

transporte publico
Foto: Andrews Pedra Branca

Os usuários do transporte coletivo de Feira de Santana procuraram a reportagem do Acorda Cidade e relataram as dificuldades que encontram para ter acesso ao serviço. A principal reclamação dos passageiros é descumprimento do horário.

Além dos atrasos, os passageiros também informaram que aos finais de semana a frota é reduzida, o que prejudica muitas pessoas.

Cleanderson Passos dos Reis é morador do bairro Conceição II. Ao Acorda Cidade, ele informou que há dias que não há nenhum veículo para fazer a linha da localidade.

Usuários do Transporte Público
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A situação do nosso bairro é precária, tem dia que não tem um carro. Sábado e domingo, principalmente, é um transtorno muito grande, a gente fica uma, duas horas esperando um carro e nada de passar. Eu sei que tinha um ônibus para o Caseb, já estão dizendo que vão tirar esse ônibus da linha, até porque eram três carros e agora só ficaram Santa Bárbara e Parque Brasil, que fazem os dois roteiros, mas nós estamos sofrendo”, lamentou.

Renata Laís Bispo Santana também é moradora do bairro Conceição II. Segundo ela, o horário do último ônibus para sair do Terminal Central é às 18h40.

Usuários do Transporte Público
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Dias de sábado e domingo, eles praticamente abandonaram o trabalho deles, não estão rodando mais ônibus. Nesse período agora do Carnaval, nós ficamos quatro dias na Conceição II sem ônibus. Quem vai para a faculdade, o último balão do ônibus saindo do terminal é 18h40, ou seja, depois desse horário não tem mais ônibus e as pessoas precisam pegar carro por aplicativo ou moto. Pela manhã é outro problema, quem precisa ir para a escola chega atrasado, pois antigamente eram três ônibus. A aula começa 7h10, os ônibus passam 7h30, e os estudantes já chegam no segundo horário. Esse final de semana mesmo, eu estava indo ao mercadinho e vi uma senhora no ponto esperando há horas. Falei para ela que não estava tendo e a outra observação é que está rodando um micro-ônibus, que vem superlotado”, disse.

A dona de casa Elenildes Santos Nascimento informou à reportagem do Acorda Cidade que já estava para perder o horário do atendimento médico, diante do atraso do ônibus.

Usuários do Transporte Público
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu moro lá na Conceição, Parque Brasil e o ônibus demora muito. Estou aqui desde 9h da manhã, já são 11h e nada do ônibus passar. Eu vou acabar perdendo o horário do médico, pois estou esperando até agora”, afirmou.

Zélia Santos também é moradora do bairro Conceição II. Segundo ela, a empresa responsável pela linha é a empresa Rosa.

“Só está circulando um ônibus, isso quando eles querem. Quem roda para lá é a Rosa e no final de semana a gente fica esperando, mas é pior”, contou.

O Acorda Cidade entrou em contato e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) enviou a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) esclarece que o atendimento de transporte público no bairro da Conceição II segue ocorrendo conforme os horários e itinerários determinados para atender a demanda de usuários.

Em dias úteis, quatro ônibus do tipo convencional e padron (com maior capacidade de passageiros) cumprem a operação através das linhas 068-Conceição II via Caseb, 066 – Conceição I via Parque Brasil e 067 – Conceição I via Santa Bárbara. Aos sábados e domingos, a Prefeitura de Feira assegura a mobilidade no bairro com a oferta de micro-ônibus.

Entretanto, as fortes chuvas que caem no município afetam diretamente a operação de transporte público provocando lentidão do tráfego com congestionamentos de veículos em corredores de mobilidade, e os acessos à zona rural são atingidos pelos estragos das chuvas intensas gerando até interdições parciais.

O Governo Municipal está empenhado em melhorar a infraestrutura das estradas rurais com serviços de patrolamento e encascalhamento visando garantir melhores condições de tráfego para os moradores dessas localidades.

Ainda, intervenções em pontos essenciais de mobilidade, a exemplo das obras de duplicação na Avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), tem exigido monitoramento da SEMOB e a realização de alterações com ajustes em itinerários e horários a fim de garantir a circulação de ônibus, bem como assegurar o pleno atendimento e a prestação do serviço essencial ao usuário.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. só vão “resolver” o problema da conceição 2? o brt tão ai nada de inauguração, de 11:30 o ônibus maria quitéria conder 108a simplesmente para de existir. vergonha essa cidade

  2. Lembre-se que o prefeito, os vereadores e o secretário não andam de ônibus. Eles não tem interesse e motivo para que esse setor melhore, então se acostumem ou troca de gestão.

  3. A LINHA 72 PARQUE IPÊ ROXO E AMARELO , ESTÁ COM ÔNIBUS VELHOS, SUJOS , QUEBRAM COM FREQUENCIA, ATRASAM TODOS OS DIAS E NÃO DÃO CONTA DA QUANTIDADE DE PESSOAS ESTÃO SUPER-LOTADOS

  4. Peguei o ônibus Conceição, Santa Bárbara hoje, o balão que sai do fim de linha às 6:50 da manhã. Não tinha nada de ônibus grande, tem um ônibus superlotado, agora, com o início das aulas nas escolas públicas, está ainda pior. Moro no Bairro Conceição I, desde a pandemia, está um sofrimento pegar ônibus lá no bairro. Tem horários que a empresa Rosa deixa apenas um ônibus para fazer a linha Santa Barbara e Parque brasil. A gente paga tão caro por uma prestação de serviço tão precária. Isso é algo revoltante.

  5. Atrasados ou adiantados, tem ônibus que nem passa no ponto para cumprir horário no terminal, quando não é isso, é mudança de trajeto e o trabalhador sofre a surpresa, o ônibus dele não passa mais naquele determinado ponto no bairro.
    Hoje em dia ou o cidadão pega transporte pelo aplicativo ou perde o emprego chegando atrasado e usando a desculpa do transporte público.

  6. complicado esse transporte publico em nossa cidade nao existe horario q eles cumpram a prefeitura deveria ve com o secretario de transporte uma solucao para q se cumpra os horarios pois nos pagamos uma passagem altissima e merecemos respeito e me expliquem essa brt veio para que mesmo gastaram tanto para nada

  7. Pega o ônibus da avenida Iguatemi conder
    9 km feito em 1h e 30 minutos, vcs escolhem ou atrasa, lento igual a tartaruga , atendimento péssimo. Ônibus sucateado chovendo dentro, vazando água pelo teto,
    Câmbio de macha com problema, ônibus em feira de Santana e uma aventura kkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. É muita mentira envolvida nessa SEMOB…muitas promessas e nada na pratica,,a frota está reduzida desde a pandemia já se passaram 4 anos e nada de aumentar a frota de ônibus aqui em Feira de Santana…uma vergonha isso,,os terminais da Pampalona e Ayrton Senna quando dá 20:00 já fica as escuras praticamente terminais abandonados sem integração bairro a bairro e sem nenhuma serventia esses terminais.

    1. Ontem por volta de 12:30 eu estava no terminal central esperando o feira X, olhei no aplicativo ele estava no nordestino, quando olhei depois de 5min simplesmente, o carro sumiu e não chegou no terminal. Enfim, esse aplicativo é uma b0$t@

      1. O aplicativo funciona Rafaela, mesmo com um delay de 2 minutos. A questão é que eles desligam o GPS para não registrar o atraso, encerrar ou mudar a rota. O quê não deveria acontece. O GPS deveria ficar ligado a partida do veículo, só desliga com o veículo desligado. Mas Feira é Feira…..

        1. exatamente, certo horário eles simplesmente tira os ônibus da rota, é o que acontece com o conder maria quitéria 15552, deu 11:30 já chega no terminal indo para plataforma do jardim cruzeiro e mais tarde quando passo o ônibus tá lá parado. não entendo pq tira da rota

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade