Feira de Santana

UPA Queimadinha registra superlotação, diz prefeitura

Na quinta-feira (28), 53 pessoas em Feira de Santana aguardavam transferência para unidades que atendam casos de alta complexidade.

29/03/2024 às 16h07, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Por conta da lotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha que está com todos os 14 leitos ocupados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população, em situação de urgência e emergência, dê prioridade na procura de outros locais.

Na quinta-feira (28), 53 pessoas em Feira de Santana aguardavam transferência para unidades que atendam casos de alta complexidade. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

Do total, 19 pacientes aguardam na UPA Queimadinha, nove na UPA Mangabeira e 25 nas policlínicas municipais: Feira X (4), Parque Ipê (7), São José (2), George Américo (3), Humildes (2) e Tomba (7).

Entre os casos que chamam a atenção está o de uma idosa de 68 anos portadora de diabetes mellitus com complicações circulatórias com que espera transferência há 13 dias em uma das unidades de pronto atendimento.

Regulação estadual

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como se já não bastasse as condições precarias da upa da Queimadinha, como por exemplo: ar condicionados quebrados , salas muito quentes e sem se quer , colchão para os pacientes , negam até lençol e comida . Lá não se pode entrar com nenhum tipo de comida , mais os proficionais que lá trabalhão não podem ver um carro chegar na porta do prédio para distribuir comida , quem saem para pegar , e circulam livremente nas dependencias do local, já o paciente que fica horas , na sua maioria , crianças e idosos podem ficar com fome. Precisei de ir a upa ha uns dias atras , e ao pedir uma simples informação ao um homem que lá trabalha , não sei se é medico ou enfermeiro , ou tecnico , o cara simplesmente respondeu que não era obrigação dele dizer onde o paciente estava . Rispido e mau educado com as pessoas , e tá lá fazendo o quê? Um monte de contratados que se acham dono da razão . A secretária de saude precisa rever isso. A população sendo mautratada.

Mais Notícias

Rua Serrânia

Feira de Santana

Moradores do bairro Caseb enfrentam dificuldades ao trafegar por ruas diante de buracos em calçamento

Além das aberturas nas duas vias, também é perceptível a falta de limpeza no local, aumentando a vegetação que até...

13/04/2024 às 21h05

alagamentos em Feira de Santana

Feira de Santana

Superintendente da Soma diz que pontos de alagamentos são oriundos de chuvas nunca registradas em Feira de Santana

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente da Soma, o engenheiro João Vianney destacou que os principais prejuízos enfrentados pelo...

13/04/2024 às 19h05

Prefeitura_-Paco-Municipal_-Foto-Ney-Silva_Acorda-Cidade

Feira de Santana

Prefeito sanciona lei que determina reajuste de 4% dos salários dos professores, agentes comunitários e agentes de endemias

A divulgação foi feita no Diário Oficial Eletrônico.

13/04/2024 às 11h41

Samu de Feira de Santana

Feira de Santana

MPT faz mediação sobre condições de trabalho do Samu em Feira de Santana

Durante a audiência, realizada na sede do MPT, foram feitos relatos de problemas na oferta de insumos e condições de...

12/04/2024 às 16h35

Lavagem

Feira de Santana

Lavagem do Beco da Energia acontece neste sábado (13)

Segundo o vice-presidente do movimento, Jaaziel Neves da Rocha, o evento contará com segurança, estrutura de palco e banheiros químicos....

12/04/2024 às 15h49

Rede de esgoto/ Rua Intendente Abdon

Feira de Santana

Moradores do bairro Queimadinha reclamam de prejuízos causados por rede de esgoto entupida

Antônio Brandão, que reside na rua há 55 anos, relatou as principais dificuldades enfrentadas pela população com as inundações causadas...

12/04/2024 às 14h18

image

Rádio acorda cidade