UEFS

Uefs prevê análise de outras formas de acesso e novos cursos

O principal acesso aos cursos de graduação passou a ser pelo Sisu no semestre de 2019.1.

04/07/2023 às 12h15, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) retorna às atividades do calendário acadêmico, do segundo semestre letivo de 2023, em 31 de julho. A instituição vai receber através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) mais de mil novos alunos neste semestre de 2023.1.

Para o próximo, também estão previstas mais de mil vagas através deste processo seletivo. O principal acesso aos cursos de graduação passou a ser pelo Sisu no semestre de 2019.1, que substituiu o Prosel (Processo Seletivo – vestibular).

Com mais de 31 cursos, a instituição ao longo dos seus 47 anos tem expandido cada vez mais e estima a contratação de novos docentes, de aplicação de concurso e, sobretudo, prevê a análise de outras formas de acesso à universidade nos próximos semestres letivos, uma vez que o número de alunos vem reduzindo. 

É o que revelou ao Acorda Cidade a Pró-Reitora de Graduação, Silvia Passos. “Esses são assuntos que ainda não foram pautados na nova gestão, mas existe a abertura para discutir uma nova forma de acesso, porque a redução do número de alunos nas universidades é um fenômeno nacional e multifatorial. São muitos fatores que levam a essa redução, tanto nas universidades públicas, quanto nas universidades privadas e cursos EAD. Como fazíamos o processo antes, há um custo, empresa, processo. Isso precisa ser discutido”, explicou. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A doutora explicou que muitos professores estão se aposentando pelos tempos de serviço junto a casa e apontou a necessidade de um concurso para os próximos anos. Ela conta que o processo se encontra na Casa Civil, mas ainda sem aprovação.

“Nós temos muitos professores que se aposentam em todos os semestres, sempre temos algumas demandas na universidade onde nossos professores ultrapassaram 50 anos de idade. É uma universidade que já tem 40 anos, então temos um quadro de aposentadoria de professores, temos previsão de um concurso, mas ainda não prevê uma substituição dessas últimas aposentadorias, porque o processo de concurso ele não é imediato, ele requer uma aprovação junto às instâncias governamentais”, afirma Silva em entrevista ao Acorda Cidade. 

A Uefs vai inaugurar um novo pavilhão de aulas e já discute a abertura de novos cursos.

“Administrativamente falando nossa situação em relação aos recursos melhoraram bastante, temos condições de atender toda a comunidade e o que não foi possível atender está sendo encaminhado para o atendimento. Temos um pavilhão novo de sala de aula que será inaugurado em breve, provavelmente vai resolver boa parte em relação ao déficit de salas de aula. Ainda não sabemos quais são os cursos, mas estamos no processo de discussão. Trabalhamos para que a universidade se firme como pública, gratuita, referenciada e com ampliação da oferta de cursos para nossa comunidade”.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a Uefs tem uma forte presença do ensino, pesquisa e extensão, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). São ações integradas da Universidade que visam o compartilhamento do conhecimento científico produzido com a comunidade, para a comunidade.

“Temos uma equipe forte, através dos eventos de extensão e principalmente agora com a ‘curricularização’ da extensão. Ela vai passar a fazer parte do projeto pedagógico dos cursos”, concluiu Silvia.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do Repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seria incrível o curso de Serviço Social na UEFS, levando com consideração a questão social em Feira de Santana e arredores.

    1. Serviço Social o curso com menor oferta de trabalho, só perde para jornalismo e publicidade. É preciso investir na oferta de cursos em um único turno.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade