Feira de Santana

Três estudantes de Feira de Santana são medalhistas em Olimpíada Nacional de Ciências

Principal competição interdisciplinar do país, realiza provas que contemplam as áreas de astronomia, física, biologia, química e história.

28/12/2023 às 21h32, Por Jefferson Araújo

Compartilhe essa notícia

Ana Clara Campos - Letícia Silva - Kevin Mascarenhas -estudantes medalhistas
Kevin Mascarenhas (Bronze), Ramon Scarpel (Professor), Ana Clara Campos (Ouro) e Letícia Silva (Ouro) | Foto: Divulgação

Três estudantes do Ensino Médio de Feira de Santana foram medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências de 2023. Ana Clara Campos (16) e Letícia Silva (17) ganharam medalha de ouro e Kevin Mascarenhas (16) recebeu a medalha de bronze. Todos são alunos da Escola Castro Alves. A edição deste ano contou com cerca de 4 milhões de alunos inscritos.

A estudante Ana Clara Campos está cursando o 2º ano do Ensino Médio. Em entrevista ao portal Acorda Cidade, ela contou como foi a sua participação na prova e destacou o papel da escola durante todo o processo de preparação. “A escola foi fundamental do início ao fim, pelo próprio processo de adquirir bagagem na preparação para a realização de provas como o vestibular e na construção do conhecimento.”

O estudante Kevin Mascarenhas, também aluno do 2º ano, destacou o apoio da escola e disse que a organização o ajudou a se preparar de forma mais eficiente. “A escola me deu todo o suporte para me preparar para a prova, tive professores que me incentivaram muito. É muito importante você ter uma rotina de estudos, uma boa preparação para não precisar estudar em cima da hora. Com organização você pode se preparar de uma forma muito mais eficaz”, comentou Kevin.

Letícia Silva, que concluiu o Ensino Médio, falou sobre sua experiência na realização das provas e como se sente sendo uma medalhista de ouro. “Eu acredito muito que você pode enxergar o extraordinário no ordinário das coisas da vida. O conhecimento para mim não é uma coisa singular, e sim plural. Com isso, posso ver nos mínimos detalhes o conhecimento em vários lugares”, disse a estudante.

Eles têm a possibilidade de receber bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior ou acesso em universidades federais que tenham vagas reservadas a medalhistas. “Hoje em dia as universidades estão reconhecendo e valorizando cada vez mais os esforços e méritos destas olimpíadas. Recentemente a Universidade de São Paulo (USP) abriu vaga para medalhistas de olimpíadas nacionais e internacionais “, completou Letícia.

O professor de biologia Ramon Scarpel é coordenador pedagógico da Escola Castro Alves. Ele também comemorou as premiações. “Nós da escola estamos muito felizes por todos os nossos alunos que foram premiados na última olimpíada de ciências, sejam eles medalha de ouro, prata, bronze ou aqueles que receberam menção honrosa”, disse o professor.

A Competição

A Olimpíada Nacional de Ciências é a principal competição interdisciplinar do país, realizando provas que contemplam as áreas de astronomia, física, biologia, química e história.

Podem participar da competição alunos que cursam o Ensino Fundamental II, o Ensino Médio, alunos do Ensino Técnico, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto BUTANTAN, Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enfim uma excelente notícia para fechar o ano com chave de ouro, espero que tenham o apoio necessário para continuar firmes no propósito de pesquisas, fico orgulhoso de ler uma notícia dessa.

Mais Notícias

Expedito Eloy

Feira de Santana

Finanças municipais: números do 1⁰ quadrimestre vão ser apresentados à Câmara nesta quarta (29)

A audiência pública contará com a participação da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável por fazer a descrição dos resultados obtidos....

27/05/2024 às 12h57

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

Feira de Santana

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

De acordo com testemunhas, o motorista foi encaminhado para o HGCA. Até o momento não há mais informações sobre o...

27/05/2024 às 12h54

Edvaldo Lima

Feira de Santana

Servidores do Estado reclamam de revisão salarial parcelada e sem efeito retroativo

O vereador Edvaldo Lima foi procurado por profissionais da enfermagem, que pediram para relatar na Câmara a insatisfação.

27/05/2024 às 12h51

Professores Rede Municipal de Ensino

Educação

Professores da rede municipal cobram votação de projeto na Câmara que permite antecipação dos recursos do Fundef

A manifestação aconteceu em frente a TV Subaé, localizada na Avenida Presidente Dutra, na manhã desta segunda-feira (27).

27/05/2024 às 11h43

Segurança Rodoviária_ Foto Paulo José Acorda Cidade

Feira de Santana

Passageiros e funcionários voltam a relatar insegurança nos arredores do Terminal Rodoviário de Feira de Santana 

Segundo eles, com o índice de violência que envolve o terminal, muitos passageiros e clientes deixaram de frequentar o local....

27/05/2024 às 10h45

alagamentos em Feira de Santana

Está fazendo frio?

Há poucos dias para o inverno, temperaturas caem em Feira de Santana

Veja a previsão do tempo em Feira de Santana para os próximos dias, segundo o Climatempo

27/05/2024 às 06h54

image

Rádio acorda cidade