Feira de Santana

Tráfego de veículos é liberado no viaduto Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova

A obra teve início no começo de janeiro e foi concluída antes do prazo estipulado pela empresa responsável.

20/03/2023 às 10h27, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Após oito meses interditado, o Complexo Viário Doutor Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, teve o tráfego de veículos liberado, na manhã desta segunda-feira (20). Foram concluídas as obras de revitalização do equipamento e substituição da viga que foi danificada no ano passado, após duas grandes colisões.

Complexo Viário Miraldo Gomes_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

De acordo com o engenheiro João Vianey, diretor da Superintendência de Manutenção e Obras (Soma), a obra, que foi iniciada no começo do mês de janeiro, foi concluída antes do prazo estipulado pela empresa responsável, que era final de março.

Superintendente João Vianey_ Foto Paulo José Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Foi uma intervenção importante aqui na região. A gente teve todo um trabalho de recuperação e a reabilitação estrutural do viaduto. Tivemos a viga recolocada, toda a recomposição daquele vão que foi demolido, hoje removemos as defensas metálicas, que foi uma necessidade em virtude da segurança, de proteção e demos esse passo final aqui para permitir a liberação de todo o complexo na condição original”, informou o engenheiro.

Complexo Viário Miraldo Gomes_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Ele destacou que além da substituição da viga danificada, foi feita a recomposição de duas vigas transversinas que travam as vigas longitudinais, como também a recomposição da laje, e a barreira de concreto do viaduto.

Complexo Viário Miraldo Gomes_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Fizemos a recuperação da parte do pavimento inferior, a fresagem do pavimento antigo e o recapeamento, e no sábado fizemos toda a sinalização horizontal, a demarcação das faixas para permitir a orientação devida do trânsito na região. A rotatória será liberada normalmente e a alça superior da mesma forma”, informou.

Complexo Viário Miraldo Gomes_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Ainda conforme João Vianey, a via lateral sofreu uma intervenção robusta para permitir o tráfego durante o período de interdição do viaduto, e deverá servir para o trânsito de veículos pesados e com cargas especiais.

“A via lateral que foi estrutura está sendo tratada entre a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), sobre como será ordenada para o trânsito de veículos especiais. Lá foi uma situação bem complicada, era uma via sem estrutura de pavimento, tivemos que fazer uma grande substituição do material local, uma estruturação e drenagem da área, então foi uma intervenção bem robusta.”

Complexo Viário Miraldo Gomes_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Ele frisou também que durante as obras foram colocados pórticos metálicos no viaduto, a pedido da SMT, para aumentar a segurança do equipamento e evitar novas colisões.

“O prefeito sempre cobrou a questão da segurança e a garantia de que o viaduto retornasse à condição original. Fizemos os pórticos metálicos, a pedido da SMT, que foram colocados para aumentar a segurança do viaduto e evitar um risco de impacto, tanto na rotatória quanto por quem vem da Avenida Transnordestina. São dois elementos importantes para garantir a altura, além da via lateral que trará mais segurança para essas cargas especiais. Temos um pórtico aqui que foi colocado de 5,5m dando essa segurança, o que não impede de um motorista negligente bater no pórtico, ,mas esses elementos são de segurança e estão aqui para barrar isso.”

Prefeito Colbert Martins_ Foto Paulo José Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Conforme o prefeito Colbert Martins, a obra foi concluída após 8 meses, mas poderia ter sido adiantada caso o remanejamento do orçamento tivesse sido liberado pela Câmara com brevidade.

“Não tínhamos orçamento, que só foi liberado a partir de 18 de dezembro. Mas agora nós estamos entregando. A recuperação do viaduto está totalmente pronta, e a parte lateral que vai para o Sobradinho está drenada, pavimentada e vai diminuir muito o tráfego embaixo, diminuindo o risco de novos acidentes. Essa obra foi feita com recursos próprios, em torno de R$ 4 milhões, mas esse dinheiro será todo devolvido pela empresa que provocou o primeiro acidente e a que provocou o segundo acidente também”, sinalizou o prefeito.

O superintendente de trânsito, Cleudson Almeida, afirmou que hoje está sendo feita a liberação das vias, e a previsão é após isso haverá uma maior fluidez do trânsito nessa região. “Já se observava que após a interdição das vias, houve um fluxo maior tanto na Avenida Fraga Maia e Maria Quitéria, quanto na Ayrton Senna.”

Complexo Viário Miraldo Gomes_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Ele destacou que durante a liberação do viaduto também será necessária uma operação em relação ao acesso lateral, que dava fluidez na localidade.

“Tem uma intersecção lá na frente e para que não haja conflito nas vias, vamos ter que fazer uma intervenção. Em verdade que a Polícia Rodoviária Federal que tem a competência dessa fiscalização. O que se pretende é que seja mantido o acesso sentido Pousada da Feira, principalmente para os veículos de maior porte, aqueles com equipamentos. Aqui é um ponto de trafegabilidade muito intenso de veículos pesados. Veículos de toda a região Norte e Nordeste temos que conhecimento que passam aqui por esse Complexo Viário. O trânsito ficou realmente muito complicado após a interdição desse equipamento.”

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.  

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sei que o foco aqui é o viaduto, mas queria destacar um local que é um grande problema hoje em Feira. Aquela pista lateral ao anel de contorno que começa ali nas proximidades do bairro Lagoa Subaé perto da Jacuípe Veículos do contorno na Santa Mônica e vai até a entrada do Santo Antônio dos Prazeres. Ali entre a Jacuípe até a AV. Centenário esta um “INFERNO”. Surgiram vários acessos dessa pista para o contorno pela terra, até pelo mato que cresce ali, e do nada tem carros e motos saindo de vários locai subindo e descendo do contorno para essa pista, é um local que tem que ter muito cuidado.

    1. Esse prefeito é uma piada viu só aqui em feira mesmo junta uma turma de baba ovo pra inaugurar um reparo de um viaduto, outra coisa desde de quando foi feito esse viaduto essa via lateral já existia mais eles nunca asfaltaram, e eles mentem dizendo que fizeram drenagem a drenagem já existia também mais estava entupida por conta que a via não era pavimentada, esse grupinho está acabando com a nossa cidade e povo não entende isso…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade