Feira de Santana

Taxistas relatam dificuldades no envio de documentações para vistoria anual dos veículos

O prazo segue até o dia 20 de dezembro.

17/10/2023 às 10h52, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Vistoria
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Teve início ontem (16) e segue até o dia 20 de dezembro, a vistoria anual dos táxis de Feira de Santana. O processo está sendo realizado na Rua Tupinambás, S/N, bairro São João (garagem da Soma).

Neste ano, uma nova modalidade foi aplicada na vistoria. Os proprietários deverão encaminhar os documentos de forma digital, o que está provocando alguns desafios para os motoristas.

A reportagem do Acorda Cidade esteve na manhã desta terça-feira (17) na garagem da Superintendência de Obras e Manutenção (Soma) e conversou com alguns taxistas, que preferiram não se identificar.

Segundo eles, após esta retomada da vistoria que não era realizada nos últimos anos por conta da pandemia, trouxe algumas alterações pegando os taxistas de surpresa.

“Eu sou taxista aqui em Feira de Santana desde 2006, e a minha observação é que esse processo deveria ser mais detalhado e explicado. A gente chega na SMTT, é uma burocracia, uma falta de atenção para explicar as coisas. Fomos orientados para vim para esta garagem, o porteiro não sabe onde é que estaciona, também não informam se a gente precisa voltar na SMTT para pegar o termo de vistoria, estamos aqui esperando no sol quente e nenhuma informação. Hoje a maior dificuldade, já começa quando pedem para entrar no aplicativo e anexar todos os documentos, sendo que o site fica fora do ar. Tem colegas que não conseguem ter acesso, antigamente tirávamos xerox dos documentos originais e levava pessoalmente. Eu por exemplo, paguei R$ 100 a um despachante para fazer, porque eu não sabia como resolver, assim como vários colegas também fizeram isso”, disse.

Outro taxista também relatou a falta de orientação dada no site da prefeitura, principalmente para motoristas que não possuem conhecimento com a internet.

“Eu sou taxistas desde o ano de 2007, e conforme o colega disse, são informações confusas. Apesar que hoje, as pessoas precisam estar atualizadas, a gente sabe que tem pessoas com idade mais avançada que ainda rodam na praça e existe uma falta de conhecimento. Quando a gente faz o acesso no Doc 1, que já é um pouco complicado, não informa nada se precisa pegar o termo de vistoria, sendo que a gente já está dentro do órgão da prefeitura. Estamos aqui desde cedo para adiantar nosso lado e trabalhar no decorrer do dia”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviário de Feira de Santana (Sincaver), Liomar Ferreira, também pontuou a dificuldade que muitos taxistas estão tendo com esta nova modalidade da vistoria.

Vistoria
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A última vistoria dos táxis foi realizada no ano de 2019 e agora está sendo retomada praticamente no final do ano e com uma inovação. Antes, a documentação era entregue de forma física e agora precisa ser enviada via internet, porém muitos colegas da classe, eu sei que já existem muitos jovens, mas muitos dos colegas, são pessoas com mais de 60 anos de idade e possuem dificuldades para lidar com esse tipo de tecnologia. Então para isso, eles estão buscando apoio, seja de uma Lan House, apoio de um filho, de um sobrinho, alguém que tenha facilidade para fazer o uso dessa tecnologia”, relatou.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social de Feira de Santana, o veículo somente será vistoriado após a apresentação do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) quitado. Os autorizados devem comparecer à Divisão de Concessões e Permissões para a retirada do documento e pagamento da taxa, com limite até 20 de dezembro.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Complicado.
    Como sempre a corda só quebra do lado dos mais fracos.
    Deveria haver mais informações a cerca do processo, bem como todos os entes estarem a par do evento.
    É inacreditável o porteiro não saber da vistoria, não haver local apropriado para estacionamento, paga-se muito caro para ser permissionario e recebe muito pouco em troca,em especial do órgão que deveria zelar melhor pelos profissionais taxistas.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade