Feira de Santana

Tapetes de Corpus Christi voltam a ser confeccionados após dois anos

Alguns grupos, já começam a se reunir na noite desta quarta-feira (15).

15/06/2022 às 19h50, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Caminhada

Nesta quinta-feira (16), é celebrado o Dia de Corpus Christi, uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a religião católica, que é a Eucaristia.

Em Feira de Santana, a tradicional missa campal e procissão, será retomada após dois anos, já que nos anos de 2020 e 2021, a solenidade não aconteceu por conta da pandemia da Covid-19.

Foto: Divulgação/Caminhada

O dia também é marcado pela confecção dos tapetes, uma iniciativa de expressão com a Santíssima Eucaristia, no qual, é o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.

Yasmim Carvalho Lima, é uma das coordenadoras do grupo Caminhada da Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana. Ao Acorda Cidade, ela contou como os jovens já estão se preparando para confeccionar os tapetes na madrugada desta quinta-feira (16).

Foto: Arquivo Pessoal

“Aqui em Feira de Santana, a missa campal será celebrada às 8h30 e após este momento, tem início a procissão, quando Jesus passa por cima dos tapetes. Porém antes de tudo isso acontecer, a gente também se prepara com antecedência. Eu por exemplo que represento o grupo do Caminhada, com mais quatro irmãos em Cristo, a gente já vem estudando sobre o tema, estuda mais um pouco sobre o Corpus Christi, para que nós, também possamos vivenciar o dia. A partir disso, a gente solicita o apoio do grupo em geral, com as doações dos materiais, para que a gente possa confeccionar os tapetes, fazer os desenhos, então contamos com pó de serra, anilina, borra de café, tudo isso para deixarmos o tapete mais lindo possível para o nosso Senhor”, contou.

Para que o tapete fique pronto antes da procissão, todo o grupo se reúne às 5h da manhã na Avenida Senhor dos Passos, e para enfrentar o frio, um café é compartilhado entre os integrantes.

Foto: Divulgação/Caminhada

“O nosso grupo sempre se reúne a partir das 5h da manhã para darmos início aos trabalhos, mas a gente sempre pede para chegar um pouco mais cedo, por volta de 4h30, porque temos também um café compartilhado entre todos os integrantes. Este é um dia festivo, é um convite para que as pessoas possam meditar sobre a importância da Eucaristia em nossas vidas, até porque a Eucaristia, é um dos sete sacramentos instituídos por Jesus Cristo. Na Santa Ceia, Jesus eleva o pão e diz ‘este é o meu corpo’, e nas missas, o padre também faz menção à isto, e no final ele diz ‘fazer isto, em memória de mim’, e então, nós vamos ao encontro de Jesus. Nós, enquanto seres humanos, precisamos estar com os nossos corações abertos, nossa alma aberta para que Jesus possa fazer morada em nós”, destacou.

Foto: Divulgação/Caminhada

Alany Gabrielle, também confecciona os tapetes de Corpus Christi junto com outros integrantes do movimento de Treinamento de Liderança Cristã (TLC) da Arquidiocese de Feira de Santana.

Ao Acorda Cidade, ela contou que os jovens começam a se reunir ainda na noite desta quarta-feira (15), para que juntos, possam seguir para o centro da cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu faço parte há seis anos do Treinamento de Liderança Cristã, também conhecido como TLC, que já tem mais de 40 anos aqui na Arquidiocese de Feira de Santana. O nosso grupo já começa a se organizar com bastante tempo, sobretudo com a solicitação de doações. Então na própria semana do Corpus Christi, a programação já é mais intensificada, porque na terça, a gente já começa a pintar o pó de serra, começa a fazer desenhos em cartolinas e organiza todo material que vai utilizar. Na quarta-feira, a gente já se organiza na casa de um dos integrantes, verifica o que ainda está faltando, adianta o que pode ser feito e por volta de 4h da manhã, a gente segue para a Rua Conselheiro Franco, ali em frente ao Cuca, onde é confeccionado o tapete do TLC”, explicou.

Foto: Divulgação/TLC

De acordo com Alany, neste ano, o movimento irá confeccionar dois tapetes, um com Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do TLC e outro em homenagem ao próximo encontro que será realizado neste ano.

Foto: Divulgação/TLC

“Nós escolhemos dois temas para este Corpus Christi, vamos confeccionar um tapete com Nossa Senhora de Guadalupe, que é a nossa padroeira do TLC, e também escolhemos o nosso tema do encontro, que é o 1º Reviver, um encontro que será realizado neste ano, como forma de convidar a todos aqueles integrantes do TLC que já fizeram outros encontros, e vão ter a oportunidade de viver este momento mais uma vez, após dois anos de pandemia, já que nossos encontros não estavam acontecendo de forma presencial”, concluiu.

Foto: Divulgação/TLC

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade