Feira de Santana

Suspenso por três anos, Bando Anunciador será realizado no próximo domingo (9)

Neste ano, o trajeto foi modificado e o encerramento da festa acontecerá na Praça Bernadino Bahia.

02/07/2023 às 08h47, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Arquivo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A última edição do Bando Anunciador foi realizada no ano de 2019, antes da pandemia da Covid, ficando suspensa nos anos de 2020, 2021 e 2022. Neste ano, a alegria já toma conta de quem esperou por todo este período desfilar fantasiado nas principais ruas da cidade.

Arquivo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O evento que já tem data e horário definidos, acontece no próximo domingo dia 9 de julho, com concentração a partir das 6h da manhã, em frente ao Centro Universitário de Cultura e Arte de Feira de Santana (Cuca).

No mês de junho do ano passado, o Bando Anunciador foi inserido no calendário oficial de festas populares do município, fruto do Projeto de Lei nº 018/2022, de autoria do vereador Sílvio Dias (PT).

Origem

Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor do Cuca, Aldo José Morais Silva relembrou como o movimento que hoje tem a presença de mais de 20 mil pessoas teve início.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O Bando é um evento que surgiu no século XIX, e inicialmente era muito diferente do que tem sido nos últimos tempos. Quando ele surge, era um grupo de cavaleiros, homens a cavalos da elite feirense, as pessoas mais ricas, que saíam pela cidade com estandartes anunciando a Festa de Santana que aconteceria naquela época. O Bando saía com cerca de um mês antes da festa e isso por volta da década de 1860, pelo menos a partir dos registros históricos que foram identificados. Ao longo dos anos, o Bando foi se modificando, ele deixa de ser um desfile de cavaleiros e passa a ser um cortejo com pessoas, a presença das mulheres é incorporada ao longo dos anos e deixa de ser um evento da elite para ser também um evento eminentemente popular. Então no início do século XX já temos diversos grupos, inclusive grupos oriundos das religiões de matrizes africanas. Ao longo dos anos 50 e 60 do século passado, este evento se populariza cada vez mais e ganha tons carnavalescos de protestos, um ambiente muito plural onde a população feirense ia para se divertir e também para protestar contra o cenário nacional como estávamos naquele período da ditadura”, concluiu.

Arquivo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Suspensão e Retomada da Festa

De acordo com Aldo Morais, ainda no século passado, o Bando Anunciador precisou ser suspenso.

“Essa festa acabou se intensificando e incomodando parte da igreja e uma parte da própria sociedade mais conservadora. E o Bando chegou ao seu fim no ano de 1987. Já no ano de 2007, a Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte, propôs esta retomada do Bando Anunciador, porque durante este período em que a festa foi suspensa, uma parte da sociedade também ficou saudosa e sentindo falta. Então no ano de 2007 o evento foi retomado e ficamos por três anos sem realizar o desfile por conta da pandemia”, explicou.

Arquivo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Organização

Segundo o diretor do Cuca, no ano de 2019 a Polícia Militar estimou a presença de público em torno de 25 mil pessoas, e acredita que neste ano, o número seja maior.

“Desde que retornamos com este evento no ano de 2007, nós estamos adotando uma dinâmica de construção coletiva. Eu digo construção porque o Bando não é um evento do Cuca, não é um evento da Uefs, é importante que isso seja registrado, hoje o Bando é um evento da sociedade feirense, da cultura da cidade, tanto que foi colocado no calendário de festas populares no mês de junho do ano passado. Por ser um evento oficial do município, é necessário que haja uma preparação que está crescendo ao longo do tempo. A estimativa da Polícia Militar em 2019, foi que tivemos cerca de 25 mil pessoas, então obviamente uma magnitude como esta, não tem como fazer sem o apoio necessário. Desta forma precisamos do apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Samu, as secretarias envolvidas da prefeitura, como a Secretaria de Cultura, de Trânsito, Prevenção à Violência, Desenvolvimento Econômico, para que juntas, possam viabilizar a organização da festa”, pontuou.

Arquivo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Trajeto

Diante do crescimento da participação do público no evento, o Bando Anunciador neste ano de 2023 sofreu mudanças no percurso. Segundo Aldo Morais, o encerramento acontecerá na Praça Bernadino Bahia.

Trajeto do Bando Anunciador
Foto: Reprodução/Cuca

“O Bando continua saindo ali próximo da Praça da Matriz, passando em frente ao Cuca, onde damos como ponto inicial, e o desfile segue pela Conselheiro Franco, passa pela Praça Fróes da Mota, entra na Rua Santos Dumont, próximo da Ladeira do Najé e volta pela Senhor dos Passos até a Praça Bernadino Bahia, onde é o ponto final. Bom que também fique registrado que este tipo de trajeto não é definido apenas pelo Cuca, nem pela Uefs, mas por toda organização do evento. Nós ouvimos a Polícia Militar, ouvimos a Secretaria de Trânsito e o que motivou esta mudança no trajeto, foi justamente o volume de pessoas participando. O objetivo do cortejo encerrar na Praça Bernadino Bahia, é que não aconteça o que aconteceu em 2019, quando o cortejo inicial estava retornando para o Cuca, ainda tinham pessoas saindo do Cuca e acabou embolando todo mundo, as ruas ficaram travadas, o que torna um pouco perigoso”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Se tornar parada gay eu nunca mais piso meus pés, ou eu não tenho direito de expressar meus sentimentos ? Ou vão me processar pq eu nunca mais piso meus pés ?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade