Feira de Santana

Surto de escorpiões no bairro São João, traz alerta para moradores; especialista orienta o que fazer

Casa abandonada, acúmulo de telhas e blocos, são locais propícios para a proliferação dos escorpiões.

24/05/2022 às 13h03, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O aparecimento de escorpiões com grande frequência, está tirando o sossego dos moradores da Rua Caxias, localizada no bairro São João em Feira de Santana. Apenas na residência de Fabiana Santos Brito, três aracnídeos foram encontrados.

De acordo com ela, um dos escorpiões, foi encontrado debaixo da cama da filha.

“Na minha casa já apareceram três escorpiões. Um foi debaixo da cama da minha filha, outro eu já encontrei no azulejo da cozinha e outro estava passando pelo chão da sala. Eu não sabia como agir no momento, chamei a vizinha que estava aqui do lado, ela matou o primeiro e joguei fora. Os outros, a gente também matou, porém guardamos dentro de um pote para mostrar na secretaria e verificar o que a prefeitura pode fazer, porque existem algumas casas abandonadas, possivelmente devem estar cheias de escorpiões, baratas, ratos, tudo que for de inseto. Graças a Deus, ninguém foi picado, mas o cuidado teve que ser dobrado, até porque eu tenho crianças dentro de casa, e foi justamente quando suspendi a cama da minha filha, que o escorpião estava lá”, contou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda segundo Fabiana, as noites estão se tornando ‘longas’, com o medo de aparecer novos escorpiões.

“Eles são ligeiros, correm, são bichos difíceis de morrer, e até jogando um produto em cima, eles ficam se batendo. O medo é a gente calçar algum sapato, qualquer outra coisa e eles estarem escondidos, e todos os dias eu tenho que levantar a cama para verificar se não tem nenhum escorpião, porque eles estão aparecendo do nada. Durante a noite por exemplo, eu levanto pelo menos duas vezes, olho pelas paredes, verifico o quarto da minha filha e sempre fico em alerta”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os escorpiões também visitaram a casa de Ivete Barbosa da Cruz. Segundo ela, ratos e baratas também estão invadindo a residência.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aqui na minha casa, mora minha filha com meus dois netos e recentemente, ela encontrou um escorpião grande da cor amarela, e não é só isso, tem rato, barata a todo momento, tudo isso porque tem uma casa abandonada ali perto, o mato está tomando conta e a gente fica assim, andando assustada. Eu mesma fico preocupada com minha neta, ela que tem 3 anos, fico com o medo deles picarem e a gente sabe que pode matar”, relatou.

Com o pai de 97 anos de idade e mais dois netos pequenos em casa, Raimunda Maria Oliveira, informou à reportagem do Acorda Cidade que sempre está fiscalizando as roupas e os calçados antes de vestir, com medo que tenha algum escorpião escondido.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu fico preocupada a todo momento, porque já apareceram aí na casa das vizinhas, e sempre estou olhando os calçados, os chinelos, as roupas, porque a gente não sabe como eles ficam e onde ficam, então a gente fica com esse medo de vestir uma roupa e eles estarem escondidos e picarem”, afirmou.

De acordo com a bióloga Cíntia Sacramento, do Laboratório de Entomologia do Centro de Endemias de Feira de Santana, caso a pessoa tenha um sistema imunológico baixo e for picado por um escorpião, pode vir a óbito.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O escorpião possui um veneno, e caso a pessoa tenha um sistema imunológico baixo, principalmente crianças e idosos, se forem picados por um escorpião, essa picada pode se agravar, levando ao óbito”, disse.

Segundo a bióloga, os escorpiões, assim como os outros animais, possuem o habitat natural, mas quando este habitat é destruído, os animais buscam novos refúgios.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Os escorpiões também possuem um ambiente natural, estamos tendo um desmatamento muito grande, principalmente aqui em Feira com o crescimento da cidade, crescimento dos condomínios, e eles saem desses habitats naturais, não têm para onde ir, então eles acabam migrando para os esgotos, que é onde eles encontram alimentos como a barata, que é o alimento natural deles, e acabam ficando nos esgotos, e ai eles acabam caminhando para as casas também. Se você tem uma casa abandonada, se você tem um entulho, telhas, blocos, também vai ser um local propício para a proliferação desses escorpiões”, explicou.

O que fazer quando encontrar um escorpião?

De acordo com a bióloga Cíntia Sacramento, o escorpião deve ser eliminado e o local dedetizado.

“É importante que este escorpião seja eliminado. É válido quem puder, dedetizar a casa e além disso, devem e ser fechados todos os ralos e locais que venham estar em contato com os esgotos. Sempre deve ser feita uma limpeza adequada, tirando também os entulhos e blocos destes local. Hoje nós temos duas espécies de escorpiões, onde a diferença é mais em sua morfologia, na qual só podemos detectar aqui em laboratório, mas existe uma espécie que é bastante predominante aqui na cidade e também na região, que é o Tytus”, explicou.

Quais medidas de prevenção?

Segundo a bióloga, as pessoas devem ter a atenção no momento que forem calçar um sapato ou pegar roupas no varal, pois os escorpiões podem estar escondidos nestes locais. Ela reforçou sobre os cuidados.

“As pessoas devem sempre tomar total cuidado quando forem calçar um sapato fechado, se for possível bater no chão, pois existe a possibilidade de algum escorpião estar ali escondido. Roupas que ficam no varal também, as pessoas devem sacudir e tampar os ralos que ficam dentro das residências, para que não seja uma porta de acesso para eles. A melhor forma para que possa eliminar, é realizando a dedetização, a limpeza do local, nestes casos de terreno abandonado, o proprietário deve fazer a limpeza, pois este acúmulo de sujeira, entulho, é o local mais ideal para a proliferação dos escorpiões. Aqui em nosso laboratório, para que um escorpião possa morrer, ele leva em média de 20 minutos, porque eles possuem um mecanismo de prender o oxigênio, então mesmo que ele esteja ali dentro do recipiente com álcool, ele fica se batendo, mas ainda demorar para perder este oxigênio guardado”, concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olha gente o predador natural do escorpião que tem hábito noturno é o sapo que muita pessoas machuca e mata o sapo ele se alimenta de escorpião também agora você pode fria no seu quental galinha. Patos ou saque mas o predador legítimo é o sapo cururu não matem o sapo ele controla o escorpião.
    Patos

Mais Notícias

Rua Antônio Carvalho

Feira de Santana

Moradores do bairro Caseb reclamam de odor e buracos devido a esgoto

Mariana Barbosa, que reside na Rua Antônio de Carvalho disse que o esgoto é oriundo de um condomínio das imediações....

28/03/2024 às 10h30

Terminal rodoviário de feira de santana foto

Feira de Santana

Terminal Rodoviário de Feira de Santana registra movimento intenso às vésperas do feriado

Segundo a ViaBahia, a BR-324, que liga Feira a Salvador, deve receber um aumento de 11,5% no fluxo de veículos...

28/03/2024 às 09h45

Galpão de Peixes

Feira de Santana

Galpão de peixes no Centro de Abastecimento amanhece com filas nesta Quinta-feira Santa

Além dos peixes, outros produtos comercializados no Centro de Abastecimento, à exemplo do quiabo, estão com uma grande procura.

28/03/2024 às 09h25

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

image

Rádio acorda cidade