Feira de Santana

Superintendente da Soma diz que pontos de alagamentos são oriundos de chuvas nunca registradas em Feira de Santana

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente da Soma, o engenheiro João Vianney destacou que os principais prejuízos enfrentados pelo município são oriundos das chuvas concentradas.

13/04/2024 às 19h05, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

alagamentos em Feira de Santana
Foto: Andrews Pedra Branca

Diante da chuva que caiu em Feira de Santana no início do mês e que resultou em diversos pontos de alagamentos em avenidas e ruas do município, a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) fez um alerta sobre o volume de água nunca registrado antes, além dos riscos de entupimentos de canais causados pelo descarte incorreto do lixo.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente da Soma, o engenheiro João Vianney destacou que os principais prejuízos enfrentados pelo município são oriundos das chuvas concentradas.

Superintendente da Soma
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“De fato nós temos bairros que a Soma, Defesa Civil tem os mapeamentos de áreas que elas têm uma condição menos propícia e menos resiliente nos momentos de chuva. Temos regiões que com canais, locais próximos a lagoas, lençol freático elevado que, com as chuvas, com a intensidade maior você tem essa recorrência. O que a gente tem enfrentado nos últimos tempos nas chuvas de janeiro, fevereiro e essa de abril são as condições de chuvas extremamente concentradas”, disse.

Com o grande volume de água, as consequências para a população, de acordo com Vianney, são notórias.

Questionado sobre os principais desafios enfrentados pela superintendência na redução e prevenção de alagamentos, o engenheiro contou que o descarte incorreto de lixo e canais inferiores à quantidade de água recebida nos últimos dias também são as principais causas de inundações.

“Na terça-feira, dia 2, tivemos uma chuva com 71 milímetros em 40 minutos, é uma condição atípica, os especialistas até falam sobre essas mudanças climáticas, temos uma concentração muito grande e os sistemas de drenagem não foram dimensionados para isso. Quando você associa a ocupação dos canais, das lagoas, os lançamentos de lixo, alguns locais que efetivamente o sistema está envelhecido, torna-se um conjunto de situações que se agravam em um momento de chuva extremamente concentrada e estamos tendo situações em que as pessoas falam que nunca aconteceu um alagamento na rua e agora está. Eu nunca presenciei na história de Feira uma chuva superior a 50 ou até 70 milímetros”, pontuou.

Mesmo com os desafios na limpeza de canais, João Vianney disse ainda que a prefeitura tem investido em redes de drenagem a fim de prevenir novos problemas relacionados à chuva que podem afetar diretamente a população.

“Feira tem um investimento em drenagem recorrente, obviamente mais envolvendo a microdrenagem. Fizemos uma grande rede em que o centro da cidade, como a Avenida Senhor dos Passos tinha um problema com as chuvas próximo a praça, tinha alagamentos e o centro hoje, na última chuva nós tivemos apenas um relato que foi relacionado à sujeira. Tivemos outro alagamento na trincheira porque também foi causado por lixo. Temos que ter uma conscientização das pessoas para que tenham um manejo correto do lixo”, finalizou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ai fica facil colocar à culpa no povo,vocês não trabalha com prevenção e limpeza dos canais e bueiros,à Rua intendente abdon, queimadinha tá à pior situação,nem a Rua vocês limparam,seu secretário você sabe onde é à queimadinha?quando começa às chuvas você sai,do seu gabinete pra V as situações de perto,e senti o nós moradores sentimentos,humilhações ,impotência,raiva,desespero.

  2. boa noite,gostaria de saber se esse cidadão secretário…e de feira,eu moro na Rua dá concordia na queimadinha à mais de 50 anos,à mais de 30 anos venho brigando por melhores drenagens e limpeza de canais e bueiros,nessa época já alagava à Rua com o mínimo de chuva. e até hoje nunca fizeram nada,já passei várias situação pra esse secretário,vidios,fotos do canal da Maria Quitéria com à Rua dá concordia,e eles nunca nem foram nem se quer V a situação de perto,entupido de areia,mato etc,eu peço por favor à presença do acorda cidade,para que eu possa mostra tudo.

  3. Esse é o resultado de trabalho mau feito e falta de manutenção. Só lembram de fazer a limpeza depois que a chuva cai e inunda tudo dando prejuízo a população.

  4. O “” SUPERINTENDENTE “” perdeu a oportunidade de ficar calado, a chuva é benção.
    Agora a incompetência, a inoperância.do.poder público, isso sim é que causa os problemas, se os recursos e as verbas fossem usadas corretamente,.com.certeza a população não passaria por essas situações, claro que suas palavras e justificativas , são para livrar a pele do chefe COBÉ e garantir seu salário.

  5. Chamem Igor Canário agora e resolvam… O povo merece o governo que tem, quem reelege Zé Atraso e seus postes não pode reclamar de nada

  6. Tenha medo de uma chuva de verdade em Feira. Isso aí é falta de gente qualificada para atuar nas Secretarias. O problema de Feira de Santana é quantidade de pessoas com indicações políticas que não entendem das funções que assumem. Enquanto a escolha não for por qualificação técnica e sim por indicação politica, a nossa Feira de Santana viverá em apuros. Essa gestão atual é a pior de toda a história de Feira de Santana.

  7. É chuva nunca vista até a próxima chuva. Chuva é chuva desde Noé. Cabe ao gestor trabalhar para resolver seus . Por acaso não chove assim na santa Mônica? O caos no centro e bairros periféricos é igual ao da Santa Mônica?
    A cidade não foi cuidada como deveria ter sido. O melhor exemplo é o “Novo centro”. Basta sair andando e olhar para o chão. Veremos um monte de pedra afundada. Alguém já viu aquelas duas crateras na lateral do Banco do Brasil na conselheiro?

  8. Nada disso,pura conversa fiada…tudo isso se reflete a falta de planejamento,com as liberaçoes para construção de condomínios e galpões (comércio), olhem o papagaio, vários condomínios ,a duplicação da 116 ,tudo isso afetou o bairro,a lagoa não aguentou,a exemplo da lagou próximo a baraúnas,ali foi aterrada para construção de atacadista,olha o resultado…o bairro alagou… João Durval, viaduto…nao fez a drenagem correta,ali não alagava desde a construção da avenida,ente outros ,agora vem o secretário,dando migué.FALTAM É PROFISSIONAIS COMPETENTES!!!

  9. Um cara desse que chegou aqui em fsa na tal obra do BRT e não sei porque foi inserido na administração dizer que e culpa só do lixo e piada.Tudoem feira tem uma desculpa 25 anos de repetições e mesmice hora de mudar

  10. Nesse governo a culpa é sempre dos outros, da chuva que veio além da conta (precisamos verificar a série histórica), das pessoas que descartam lixo, do gov do Estado, mas nunca da prefeitura que pavimenta ruas e nao faz rede de esgoto.

  11. ISSO E CONVERSA PRA BOI DORMI SEMPRE TEVE CHUVA FORTE E NUNCA TEVE ISSO DE ALAGAMENTOS NAS PRINCIPAIS VIAS DE FEIRA DE SANTANA A CULPA E DA PREFEITURA

    1. Vem aí, mais quatro anos de José Ronaldo!
      Depois, mais quatro. Daí, um sucessor indicado por ele (só quatro anos), depois, volta ele por quatro anos, e mais quatro. Depois, a história se repete…
      Esse filme, a gente já conhece.

  12. Não, eles NUNCA tem culpa de algo que aconteça.

    E os buracos que duplicaram em toda a cidade vcs irão corrigir qdo? Há buracos de meses em aberto.

    Não a prioridade ou senso de urgência. Não há planejamento algum para manutenções periódicas em vias, rede fluvial, praças, córregos, lagoas.
    Buracos, lixos, matos, etc se espalham em toda a cidade.
    Hoje passei na oração que vivi na minha infância. Se tornou um grande lixão, entulho e lixo espalhados na praça até um sofá velho foi jogado. Moradores dizem que aquela situação é de meses.

    Absurdo!

  13. Essa não foi a maior enchente na cidade de Feira de Santana e me lembro que no final dos anos 70 a Bahia como um todo foi castigada pelas fortes chuvas. Em anos anteriores era ainda um garoto quando novamente Feira de Santana recebeu uma tromba d’água e me lembro que nem a estrada do feijão existia. Agora a maior tempestade ocorrida e falada em Feira de Santana foi em um carnaval que acabou suspenso e os foliões insatisfeitos organizaram um carnaval fora de época que fez tanto sucesso que se tornou oficial com o fim do carnaval e o início da era dos micaretas que permanece até os dias atuais.

  14. A PREFEITURA PREFEITO NÃO ESTÁ SE ENCOMODANDO COM ENCHENTE E INUNDAÇÕES EM RUAS DE BAIRROS A SUA PREOCUPAÇÃO E CONCENTRAÇÃO ESTA NA EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DINHEIRO PARA ENVESTIR NA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS TEM DE SOBRA SEM PRECISAR DE APROVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES AGORA PARA PAVIMENTAR RUAS DE BAIRROS COM ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NÃO TEM DINHEIRO FICA CULPANDO A CÂMARA DE VEREADORES PORQUE NÃO APROVA O EMPRÉSTIMO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS QUEM SOFRE E O POVO DE FEIRA VENDO SUAS CASAS SENDO ENVADIDA POR ÁGUA DE CHUVA OUTRA CONSIDERAÇÃO QUE DEVEMOS OBSERVAR QUE DINHEIRO PARA REALIZAR E ENVESTIR EM FESTA DE MICARETA TÊM DE SOBRA SEM PRECISAR DE EMPRÉSTIMO

  15. População de Feira não votem em José Ronaldo que o sistema de humilhação ao pobre, saúde precária, educação deficiente com escolas sem professores e consequentemente vários alunos sem aula, vai continuar o mesmo ou pior.

  16. A cara de pal desse João Vianney é de arrepiar. Coloca a culpa do alagamento na cidade no colo da população, cadê a responsabilidade do Prefeito que não faz um sistema de drenagem correto, sai pavimentando sem nenhum planejamento. Se a cidade fosse bem planejada essa chuva não causaria grande estrago.
    O bairro Baraunas, Panorama, enfrentam problema de alagamento a anos, qual a disculpa que o senhor da para os moradores desses bairros que já estão cansados de perderem seus móveis ?

  17. TODO ANO ACONTECE A MESMA COISA, E A POPULAÇÃO SEGUE SOFRENDO COM AS CHUVAS. MAS PRA ESSEE BANDO DE DES0CUP4D0 A CHUVA É NUNCA REGISTRADA. VAI TRABALHAR E PARA DE INVENTAR DESCULPA. COLBERT É HERANÇA DE ZÉ RONALDO, ELEIÇÃO TÁ CHEGANDO AI

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade