Feira de Santana

Prefeitura diz que empresa responsável por show não apresentou certidões e licenças necessárias

O local escolhido para a realização do evento é um estacionamento com capacidade para 750 veículos e suporta mais de 1,5 tonelada por metro quadrado.

18/11/2022 às 12h01, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Estrutura montada para o show No Terraço, com Jorge e Matheus em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana informou nesta sexta-feira (18), que a empresa responsável por um show musical previsto para acontecer no estacionamento do Shopping Popular Cidade das Compras, no próximo domingo (20), não apresentou as certidões e licenças necessárias para a realização.

Segundo o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Sebastião Cunha, o espaço a ser utilizado é de responsabilidade do Consórcio Feira Popular S/A. Entretanto, ao tomar conhecimento da realização do evento, a secretaria oficializou junto a direção do empreendimento a relação de documentos necessários. Tais como: alvará junto ao Ecad – Escritório Central de Arrecadação (direitos autorais); Alvará destinado a evento deste porte; Tributos Municipais; Alvará dos Bombeiros; Alvará do Meio Ambiente; Laudo da Defesa Civil; e Laudo técnico de Capacidade de Carga da estrutura a ser utilizada.

O empresário e organizador do evento, João Pedro, responsável pela organização do evento ‘No Terraço’, que terá como atrações principais a dupla Jorge & Mateus e a cantora Mari Fernandez, disse ao Acorda Cidade que o local possui capacidade para 750 veículos e suporta mais de 1,5 tonelada por metro quadrado.

Além disso, engenheiros foram contratados pela organização da festa, para emissão de um laudo técnico que confirmassem a segurança do local.

Estrutura montada para o show No Terraço, com Jorge e Matheus em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós contratamos engenheiros que pudessem nos dar um laudo, porque foi uma das exigências do Corpo de Bombeiros para dar o alvará de liberação do evento, que pudesse laudar a capacidade, quantas pessoas por metro quadrado, dimensionar o peso do palco, dos geradores, do som e toda a estrutura metálica que está aqui em cima, para poder fazer a liberação do evento. A gente está bem seguro quanto à execução, porque temos todo o respaldo técnico que foi exigido pela prefeitura. Estamos há quatro dias do evento, a estrutura já está toda pronta, faltando só a parte de som e luz agora para entrar”, informou o empresário ontem ao Acorda Cidade.

João Pedro declarou que o evento será realizado em uma área de 7.400 metros quadrados do estacionamento, que possui no total 23 mil metros quadrados.

Estrutura montada para o show No Terraço, com Jorge e Matheus em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ele ressaltou que a programação começou a ser elaborada há mais de 40 dias com a busca por um local que fosse ideal para receber o evento.

“Visitando alguns locais da cidade, encontramos no Cidade das Compras um local amplo, com a estrutura adequada para fazermos o lançamento e a abertura das vendas de Jorge & Mateus. Na verdade, poucas pessoas conhecem de fato a estrutura do Cidade das Compras aqui, e muitas pessoas ouvem alguns boatos, muitas questões políticas envolveram o espaço durante todo o seu planejamento, e acredito que isso trouxe uma visão negativa acerca do empreendimento. Acredito que se as pessoas vierem ver, saberão que essa parte aqui do terraço tem uma estrutura bem dimensionada”, explicou.

Estrutura montada para o show No Terraço, com Jorge e Matheus em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Feira de Santana

A Prefeitura de Feira de Santana esclarece que não autorizou a realização do show musical previsto para acontecer no estacionamento do Shopping Popular Cidade das Compras, neste domingo (20), por questões de segurança do público.

Matéria atualizada dia 19 de novembro, às 14:03.

Com informações dos repórter Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um absurdo e uma irresponsabilidade fazer um show desta proporção em um lugar deste,sendo que feira de Santana há vários lugares a única coisa se estiver decidido acontecer e orar a Deus que não aconteça uma tragédia,porque essa é sim uma tragédia anunciada.Que Deus tenha misericórdia.

  2. Cara não adianta contratar ninguém em particular…..só certidão de órgãos público tem valor legal….a justiça só aceita assim….se cair e não tiver uma autorização público você vai preso

  3. FEZ MUITO BEM O PREFEITO,EU APOIO SUA ATITUDE! DO JEITO QUE O POVO É! EXAGERADO NA BEBIDA,IA SER UMA ZONA MESMO! AGORA ACHAM RUIM NÉ? MAIS NA HORA QUE UM MORRER, AH! ERA UM PAI DE FAMILIA,AH! FULANA DEIXA FILHOS ÓRFÃÓS! AH! FULANO FOI CATAR LATINHAS E A ESTRUTURA DESABAOU POR CIMA! GENTE,PENSA MAIS VIDA! FORA OS CANTORES QUE IAM SENTIR UM TRAUMA! TA CERTO PREFEITO!

    1. Luiz!! Muito bem lembrado o caso da boate Kiss (RS) Além dele temos outros tantos acidentes em locais confinados, como me parece ser o caso em questão, uma vez que alguém observou que o local possui uma área de escape, mas q não foi projetada para esse número considerável de pessoas tentando o acesso ao mesmo tempo.
      E bom lembrar também que todo acidente pode ser evitado, bastando sempre obedecer as normas vigentes. O que me parece não tá sendo feito.
      Alguém tb observou que o local não foi projetada para esse tipo de evento.
      Não sou especialista em acidentes de trabalho, mas expus minha avise baseado em outros tantos eventos parecidos com wsse em q terminaram em tragédias.
      Tragédias essas que quase sempre não se punem os culpados.
      Fica a dica.

  4. Acredito que a consultoria de engenharia deve ter o conhecimento que a preocupação nesse caso não deve ser somente com a capacidade de carga estática da estrutura, mas também é preciso analisa lr o efeito dinâmico que uma multidão . É preciso também que seja Analisada a vibração que um público de 20000 a 30000 pessoas, considerando uma ocupação de 6 pessoas por M2, pulando sobre a laje irá causar na estrutura que não foi projetada pra esse tipo de carregamento. Esse tipo de análise é obrigatória em estruturas de concreto específica para eventos, como por exemplo estádios de futebol, em que você tem 15000 pessoas sobre uma arquibancada suspensa pulando ao mesmo tempo podendo causar um colapso por fadiga ou efeitos de segunda ordem.

  5. Fica na responsabilidade da prefeitura a liberação deste evento se não há capacidade e segurança suficiente pra realizar este show cabe às autoridades competentes agilizar com bastante atenção pois vai se juntar pessoas em um espaço bastante vulnerável

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade