Feira de Santana

Senac oferece cursos de confeitaria voltados para a Páscoa

A coordenadora de educação do Senac ressaltou que a comercialização de doces no período da Páscoa é muito grande e variada.

10/03/2023 às 06h32, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Curso do Senac
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O período que antecede à Páscoa traz diversas oportunidades para quem deseja empreender a partir da produção e comercialização dos ovos de chocolate, bombons, doces finos e a culinária típica desta época festiva, como pratos à base de peixes, a exemplo do bacalhau.

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a capacitação da comunidade, o Senac está com inscrições abertas para os cursos de culinária da instituição, voltados para a Páscoa.

A aluna Paula Ramirez é uma das alunas do curso de confeitaria do Senac, cuja turma que integrou foi encerrada na última nesta sexta-feira (3). Em entrevista ao Acorda Cidade, ela contou que já trabalha com alguns tipos de doces, mas precisava se capacitar e aumentar o conhecimento.

Curso do Senac
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu já sei trabalhar um pouco com doces, mas vim para o curso a fim de ter mais experiência, ter contato com outras formas de doces, porque o que trabalho é mais básico, então vim para buscar mais conhecimento e apresentar aos meus clientes algo novo e mais saboroso. Eu sei fazer o pudim, os brigadeiros tradicionais e os ovos de páscoa, mas vim para cá aprender mais. Estamos na melhor época de garantir uma renda extra”, afirmou Paula Ramirez.

Felipe Mascarenhas, que é relações públicas do Senac, explicou que a turma atual de confeitaria possui 16 pessoas. Novas turmas serão abertas nas próximas semanas e por isso quem tiver interesse em se especializar nesta área pode procurar a instituição.

Curso do Senac
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente tem uma média de 16 alunos na turma do curso de confeitaria. Já tivemos uma turma de ovos da Páscoa, que fez muito sucesso e agora estamos com uma turma de doces para a Páscoa. Semana que vem teremos de doces finos, também com 16 vagas, e temos mais duas turmas para acontecer voltadas para a Páscoa, sobre pratos à base de bacalhau e outra de comida baiana, que são comidas típicas, que a gente gosta de comer neste período e as pessoas podem aprender e se aperfeiçoar”, informou Felipe Mascarenhas.

Ele destacou que neste período muitas pessoas decidem empreender e ir em busca uma renda extra.

Curso do Senac
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O Senac, sempre que tem esses períodos como Páscoa, Natal, a gente prepara esses cursos para a população poder ganhar seu extra. Temos vagas para todos estes cursos ainda, e quem tiver interesse pode vir à unidade do Senac na Kalilândia, na Rua Domingos Barbosa de Araújo, que será bem atendido, e temos também o site www.ba.senac.br. A gente tem cursos de 20 horas e oficinas menores, de 4 horas. Na oficina, os inscritos aprendem uma técnica específica, e o curso é um pouco mais completo e a pessoa consegue aprender mais. É um curso voltado para a produção”, explicou.

Segundo ele, os doces favoritos dos consumidores na Páscoa são as trufas, ovos recheados de colher, doces finos e os ovos trufados.

“Toda semana temos cursos de gastronomia disponíveis. Passado este período mais voltado para os doces, vamos investir mais em comida baiana e os pratos à base de bacalhau. As inscrições estão abertas e podem entrar em contato pelo site ou telefone fixo 3604-0150. Qualquer pessoa que tiver interesse, acima de 18 anos, pode se inscrever. Os valores dos cursos são acessíveis”, destacou.

A coordenadora de educação do Senac, Rafaela Brasil, ressaltou que a comercialização de doces no período da Páscoa é muito grande e variada, indo muito além dos ovos tradicionais de chocolate.

“A gente faz esse preparo com os nossos alunos. O curso tem duração de uma semana e são três receitas por dia, e também eles conhecem o processo de comercializar, através de uma decoração diferenciada, como uma caixinha, uma lata, e os ovos com recheios e cascas diferentes. Há um leque muito grande de opções. É uma época também que muita gente quer presentear. Então temos opções que cabem no bolso, inclusive para quem vai comprar.”

Também conforme Rafaela Brasil, para comercializar é preciso inovar na apresentação e investir em bons materiais.

“Tem a questão do chocolate, os insumos para esses doces, a apresentação, que seja uma embalagem diferente. Um dos cursos finalizou nesta sexta-feira, mas teremos outro curso de doces finos que vamos dar receita bônus para a páscoa, então esse é um período bem propício para o aluno aprender doces finos e receitas desse período pascal.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade