Feira de Santana

2ª reunião de fórum sobre a Bacia do Jacuípe apresenta avanços na preservação do meio ambiente

A Lagoa do Prato Raso, no bairro Queimadinha, será requalificada.

06/10/2022 às 18h56, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (6), foi realizada a 2ª reunião do fórum de requalificação da Bacia do Jacuípe. O diretor do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semman), João Dias, contou ao Acorda Cidade os avanços que deverão ser realizados.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“No primeiro fórum discutimos as ideias, e agora já colocamos em prática algumas das ideias que foram discutidas, porque foram criadas comissões. A comissão de Educação e de Infraestrutura apresentaram alguns encaminhamentos que deverão ser feitos. Já foram identificados os bairros da Bacia do Jacuípe e as escolas, e já planejamos um seminário de educação com diretores e professores da Bacia do Jacuípe,” disse.

Conforme o diretor da Semmam, a comissão de Infraestrutura visitou rios e riachos na cidade.

“A comissão de Infraestrutura já visitou rios e riachos e deram algumas sugestões para tratamento e também para algumas intervenções junto aos moradores que ocupam as áreas que são chamadas de APP (Área de Preservação Permanente). Agora serão encaminhadas ao chefe do poder Executivo para que continue a se desenvolver essas ações. Uma das boas ações que será desenvolvida para a requalificação da Bacia do Jacuípe é a intervenção que vai começar a ser feita, já foi liberada uma parte do dinheiro para requalificar a Lagoa do Prato Raso, dentro da Queimadinha, algo importante para o Rio Jacuípe”, revelou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

João Dias disse ao Acorda Cidade que algumas plantas aquáticas terão que ser retiradas.

“Nessa semana nós vamos nos reunir na Secretaria de Meio Ambiente para discutirmos como será feita essa primeira etapa, mas as plantas macrófitas, que são as taboas, provavelmente serão retiradas. A gente tem que pensar as ações para que a gente possa comunicar como será feita. A empresa vai se reunir conosco na Secretaria do Meio Ambiente, e o secretário Antônio Carlos Coelho junto a mim, iremos orientá-la sobre como deve ser feita essas ações,” contou.

Uma avaliação será realizada para saber se terá a necessidade de retirar algumas casas que estão no local.

“A Lei Federal diz que até julho de 2008, quando tem uma construção perto de uma área de risco ou considerada APP é chamada de área consolidada. Será feita uma avaliação, e se durante a obra percebermos que algumas casas deverão ser tiradas, serão tiradas. Mas a princípio, nós vamos fazer essa obra inicial, para uma avaliação para continuidade da obra, porque a obra é de quase 50 milhões, então, nessa requalificação é que a gente vai pensar se tem necessidade ou não de retirar as casas”, explicou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.


Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um assunto bastante importante sendo discutido pela nossa sociedade pois o cuidado com meio ambiente é dever de todos nós cidadões do planeta por isso a necessidade de informar a população em particular nós Feirense da nossa responsabilidade também

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade