Feira de Santana

Secretário de Agricultura pede à Câmara que coloque em pauta projeto para retirada de carroças na zona urbana

Pedro Américo foi à Câmara Municipal para discutir projetos protocolados, como a retirada de carroças de tração animal e a questão do orçamento para a Seagri.

05/01/2023 às 06h36, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

carroças feira de Santana
Foto: Abnner Kaique

O vereador licenciado e titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), Pedro Américo, quer que a Câmara Municipal coloque em discussão a presença de carroças no trânsito de Feira de Santana.

Ele informou ao Acorda Cidade, que a retirada deverá ocorrer de forma gradativa e com acolhimento às famílias que vivem deste serviço.

Pedro Américo | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Temos alguns projetos que estão tramitando ainda que a gente protocolou na Câmara, então fui à Câmara pegar o diagnóstico disso. Um projeto destaque que quero prioridade de votação, fui pedir isso ao presidente que coloque em pauta o Projeto que vise a retirada gradativa de veículos de tração animal dos centros urbanos de Feira de Santana, fui fazer esse pedido, acho que é um projeto importante e a sociedade conhece os maus-tratos contra os animais em especial aos cavalos, que ficam abandonados à noite no centro da cidade, então precisamos ter uma ação muito séria para isso. E esse projeto está lá em pauta para ser votado, é um projeto que visa ao longo de quatro anos, é um projeto gradativo, envolvendo acolhimento às famílias, mas nosso objetivo é cessar de vez a tração animal na zona urbana de Feira de Santana”.

Votação do Orçamento

Outro ponto discutido entre vereadores na Câmara por Pedro Américo foi a questão orçamentária da Seagri.

Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Feiras Livres (Foto: Ney Silva/Acorda Cidade)
Foto: Ney SIva/Acorda Cidade

“Eu entendo que muitos vereadores cobram da Secretaria de Agricultura uma atuação mais forte, seja na compra de maquinário, agora temos responsabilidade sobre a manutenção do Centro de Abastecimento, a gente tem responsabilidade sobre a manutenção das Feiras livres. E eu fui mostrar a eles que a forma como o orçamento estava não contempla aquilo que eles cobram legitimamente, então se eles puderem de alguma forma, com a emenda positiva que cada vereador vai ter, ou com algum remanejamento do orçamento, que eles possam fortalecer a Secretaria de Agricultura para termos condições reais de trabalho. Conversei com quase todos os vereadores sobre isso, pedindo até a ajuda de deputados federais que eles têm mesmo não sendo ligados ao prefeito, para que os deputados federais também possam ajudar com recursos para a Secretaria de Agricultura de Feira de Santana”,

O terceiro ponto discutido pelo secretário na Câmara foram as Comissões. Conforme Pedro Américo é a partir das Comissões que as políticas são executadas na Câmara de Feira de Santana.

Chuvas

A chuva para a zona urbana causa transtornos, mas para a zona rural é uma benção, pontuou o secretário.

Foto: Enviada pelo WhatsApp

“A nossa cidade teve uma estrutura urbana que cresceu muito rápido, então a infraestrutura do ponto de vista da drenagem acabou ficando aquém. Mas para a zona rural a chuva é uma benção. Passamos meses de sufoco com a falta de água na zona rural, com a falta de carros-pipas para as pessoas beberem, cozinharem, então a chuva fez com que houvesse esse alívio. Agradecer a Deus por esse momento maravilhoso de chuva na zona rural que está enchendo os rios as aguadas e está dando um fôlego de vida para as populações da zona rural. Eu tô muito feliz, apesar de que algumas estradas estão deterioradas, porque é natural foi uma das maiores chuvas do últimos anos de Feira de Santana, mas é um processo que se recupera e se reorganiza, mas o especial é que a água está disponível agora para o agricultor e agricultora sobreviver”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maravilhoso, infelizmente os animais são maltratados,espancados brutalmente até que fim alguém se manifestou,pq a maioria dos políticos só querem seu dinheiro no bolso.

  2. Oiiii bom dia.
    Em vez de vcs acabarem com os serviços de carroceiros, porque vcs não um projeto que possa organizar passeios de carroça pela cidade em fins de semana e dias de feriado? Os carroceiros são memórias e histórias viva em Feira. De fato, é perigoso o trânsito das carroças. Façam um projeto para permitir o sustento e estimular o turismo. Usar o centro histórico da cidade e parques. Reformar as carroças remetendo ao passado e com uniforme para o condutor. Abrir uma área para a passsgem dos carroceiros nestes dias que seriam permitidos. Procurem a UEFS, rlrs trm ótimas ideias para permanência da história alembrando que o novo não se constrói sem o velho.👍😉🐎🐎🐎🐎

  3. E o humilde que depende da carroça, que tira o sustento com seus fretes , e pessado para o animal, com certeza, mas é o meio dele levar o sustento da familia para casa

  4. Já deviam ter proibido a muito tempo. Trânsito caótico, ruas esburacadas, praças abandonadas, iluminação deficiente, ainda temos que conviver com este atraso. Muita gente no poder e pouca produtividade em prol do cidadão que paga impostos, salários e mordomias.

  5. Que se proteja os animais, mas sem esquecer o humano; os pais de família precisarão de renda para prover alimentação às suas crianças em casa. Proibir uma fonte de renda sem providenciar outra será catastrófico, e lembrando que é assim que o crime cresce, sejamos sensatos.

  6. Cidades entregue a governantes sem visão e sem cultura modernista. Já não bastassem os buracos, escuridão, mato e sujeira, trânsito caótico e desorganizado, ainda corremos o risco de acidentes com carroças e animais. Há mais de 20 anos, só “desgovernos” e blá blá blá

  7. Concordo plenamente, e ainda mais esses carroceiros não tem responsabilidade alguma, jogam entulhos em qualquer lugar, que seja aprovado urgente e que acabe com essas carroças já e os animais sejam cuidados e castrado para que não se procriem, depois vão sumindo ao longo dos anos..

  8. Retirem urgente!!!!!!!
    Animais passam o dia no sol quente. Com fome e sede, animais desnutridos e maltratados. Quando soltam a noite. Amarram uma corda nas patas pra que não vão pra longe. Acho que carroças já eram pra ter sido retiradas de zona urbana a muitos e muitos anos!!!!

  9. Finalmente, alguem com bom senso. Contudo, exitem pessoas que trabalham a decadas, que precisão ter oportunidades, inclusive na rede municipal, onde pode-se oferecer treinamentos para exercerem funações demandadas pelos colegios,

  10. Quem defende essa prática não tem noção dos riscos a vida dos usuários noturnos das avenidas de feira , animais soltos atrás de alimentos nos lixos, quem transita sabe dos riscos, mas nem sempre é possível se defender….vou votar se concorrer a veriador na próxima eleição Pedro americo

  11. Otimo projeto Pedro Américo, com isto nao tenho duvidas que reduzira os acidentes e transtornos que estes animais causam no centro.
    interessante também sua ida a câmara em busca de verba, não adianta nada delegar responsabilidades e não ter a mínima condição de resolver os problemas da secretaria

  12. Concordo com a retirada imediata dessas carroças , causa sofrimento aos animais que aliás nenhuma secretaria de acolhimento a animais importou com isso.

  13. Animais que trabalham por diversas horas sem as mínimas condições, puxando um peso e ainda levando açoitadas. Sequer tem o mínimo de cuidado e alimentação descente.

  14. Como é esse “acolhimento”? A Prefeitura vai providenciar trabalho com carteira assinada para que as famílias não passem fome? Ou o “acolhimento” vai ser um aperto de mão seguido de um “se virem”?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade