Feira de Santana

Secretário de Agricultura esclarece cronograma de reforma da Feirinha do bairro Cidade Nova

Segundo o gestor, o processo será feito por etapas.

04/07/2023 às 15h24, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Feirinha da Cidade Nova
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Acorda Cidade anunciou ontem (3) que os feirantes da Feirinha do bairro Cidade Nova em Feira de Santana, estavam preocupados com o novo local de comercialização, após início da reforma do entreposto comercial.

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Pedro Américo, que é responsável também pelas feiras livres do município, participou na manhã desta terça-feira (4) do Programa Acorda Cidade, para esclarecer quais serão os próximos processos da reforma da feira.

Segundo ele neste momento, será necessário fazer a intervenção do esgotamento sanitário pois existe a probabilidade da fossa séptica solapar.

“É importante a gente ressaltar dois pontos, o primeiro é que na verdade, nós não estamos iniciando a reforma completa do jeito que já está projetado para fazer lá na Cidade Nova. A gente já vem conversando com os feirantes já há um tempo, no sentido de buscar fazer melhorias, então desde o início do ano passado para cá, estamos tentando atacar os problemas centrais que são a questão do esgotamento sanitário e da drenagem fluvial. Fizemos várias manutenções e identificou-se que tinham duas caixas antigas e estas fossas estão comprometidas, tanto que foram isoladas, não estavam na planta e correm o risco de solapar. Aguardamos um período, justamente porque estava se aproximando do período de São João e diante do fluxo de vendas, isso poderia acabar prejudicando os feirantes, e a decisão foi de fazer depois dos festejos. É importante informar à população que nós já estamos fazendo o processo de diálogo, já estamos fazendo a reforma integral da praça do Tomba para ficar um local bem arrumado, digno de comercialização e assim será a da Estação e também da Cidade Nova”, explicou.

O secretário também informou que a pasta só teve orçamento disponível no mês de fevereiro deste ano.

“A secretaria de Agricultura só teve orçamento para licitar as obras da Feira somente neste ano no mês de fevereiro, que foi quando a câmara aprovou. Então desde lá, que estamos montando todo o processo de reforma de gestão de rede elétrica, de vigilância, então existem todos os processos e lá neste momento na Cidade Nova, o foco principal são as obras de esgotamento sanitário e depois melhorar a parte elétrica, pintura e reordenamento da feira que é mais importante”, disse.

Ainda de acordo com Pedro Américo, enquanto os serviços estiverem sendo realizados, os feirantes poderão ficar do lado da via marginal da Avenida Transnordestina.

“Nós temos duas opções e por isso que estamos dialogando. Mas a primeira opção é tentar reorganizar dentro da própria feira com todos os feirantes, e a segunda alternativa é colocar os feirante da via lateral da BR-116, existe essa possibilidade da gente colocar toldos ali na lateral, mas enfatizando que é algo temporário, ainda mais com a duplicação do Anel de Contorno, e futuramente vai passar uma pista ali na lateral da BR. Então neste caso seria uma infraestrutura mais organizada para colocar ali próximo da passarela, inclusive durante o período do São João, tivemos uma ocupação ali de forma indevida, mas o ideal é fazer algo organizado”, concluiu.

Leia também: Com previsão de reforma ser iniciada nesta terça-feira (4), feirantes da Cidade Nova temem baixas vendas em novo local

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade