Feira de Santana

Secretaria Municipal de Meio Ambiente monitora mortes de saguis em Feira de Santana

De acordo com o diretor João Dias, a preocupação é que mosquitos possam está transmitindo febre amarela.

12/01/2023 às 07h58, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Semmam

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estiveram no dia de ontem (11) na comunidade Mergulho, distrito Governador João Durval – Ipuaçu, em Feira de Santana para monitorar as mortes de saguis que estão acontecendo na região.

De acordo com o diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, nove saguis já foram encontrados mortos.

“Coletamos o material e enviamos para o Lacen, porém o material colhido não foi possível identificar o motivo da morte, porque os animais já estavam com estado de decomposição avançado. Voltamos no dia de ontem com a bióloga Cíntia e a enfermeira Francisca, ambas da secretaria de Saúde, e levamos também um material que foi entregue a um dos moradores, para que em caso de surgir novos saguis mortos, ele fazer a coleta da forma correta e nos comunicar”, informou.

Foto: Divulgação/Semmam

Ainda de acordo com João Dias, além das mortes, existe uma preocupação pelo sumiço da espécie.

“A nossa preocupação neste momento, é porque já está ocorrendo estas mortes e o sumiço de vários saguis, porque existia uma grande população desta espécie, mas agora estamos vendo poucos. Além da questão dos saguis, ainda existe a questão dos mosquitos que podem causar febre amarela, até levamos um coletor ontem, mas por conta do horário só deu para coletar um único mosquito que ainda vai ser analisado. Vamos seguir monitorando para saber se vai ter novas mortes ou outro tipo de problema”, concluiu.

Foto: Divulgação/Semmam

Foram entregues kits com luvas, caixa de isopor e sacos plásticos para coleta apropriada.

Leia também: Prefeitura em alerta para mortes de saguis no distrito de Ipuaçu

Com informações da produtora Maylla Nunes do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabens para este morador, somos um povo acolhedor, se precisarem estamos prestes a servir. Espero qie vcs servidores da PMFS tenha esta mesma disposição de nos acolhermos.O que é raro de acontecer. Somos habitantes de um mesmo mundo.Não existe ninguém melhor que ninguém.
    Só não entendi o horário já?estava avançado e porque não foram mais mais cedo, já que se tratava de zona rural. Vai entender!

  2. Na Região de Santa Luzia no distrito de Ipuaçu tinha centenas de micos em minha propriedades tem um mês que sumiram todos não há mais nenhum

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade